Governo de SC perde prazo e não regulamenta lei que prevê fornecimento de canabidiol pelo SUS

Pessoa pingando óleo canábico, base de medicamentos à base de canabidiol

Medicamentos à base de canabidiol receberam sanção para serem distribuídos, mas não foram regulamentados – Foto: Reprodução/Freepik

Uma lei estadual que prevê a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina foi sancionada em dezembro de 2024. O governo estadual tinha 90 dias para regulamentar a norma, mas o prazo venceu sem que isso fosse cumprido.

Antes de ser sancionada pelo governador, a proposta foi aprovada com ampla maioria na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) com 39 votos favoráveis e apenas uma abstenção. Sem regulamentação, no entanto, a lei não pode ser aplicada na rede pública de saúde.

Em contato com a reportagem da NDTV RECORD, o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, informou que o texto da regulamentação está em fase final de redação, mas não apresentou um prazo para sua publicação.

Folha de cannabis

Governo não dá prazo para regulamentação de medicamentos à base de canabidiol – Foto: Freepik/ND

Medicamentos à base de canabidiol aguardam liberação para uso no SUS em SC

Quase seis meses após a sanção, o tema voltou a ser debatido na Alesc, com cobranças por mais agilidade por parte do governo do Estado. Em sessão recente, o deputado Vicente Caropreso (PSDB), relator do projeto, reforçou a importância da proposta.

Caropreso cobrou agilidade do governo catarinense para regulamentar a lei – Foto: Daniel Conzi/Agência AL

“Uma grande conquista da Casa (Alesc) e, acima de tudo, uma conquista importante para quem precisa do uso de medicamentos à base de canabidiol, algo com grande custo para aquisição”, destacou.

O canabidiol é utilizado no tratamento de epilepsia, artrite, fibromialgia e outras condições médicas. Sem a regulamentação que garantiria o acesso por meio de prescrição no SUS, pacientes continuam dependendo de decisões judiciais ou de recursos próprios.

óleo com planta de cannabis

Pacientes com Transtorno do Espectro Autista podem se beneficiar do tratamento com medicamentos à base de canabidiol – Foto: Julia Teichmann/Pixabay/Jornal USP/ND

Pedro Sabaciauskis, presidente da Associação Catarinense Santa Cannabis, que cultiva e produz o óleo, afirmou que mais de 3 mil pacientes já recorrem ao tratamento por meio da entidade.

“Estima-se que 400 mil pacientes dependem da regularização para ter fornecimento pelo SUS. A regulamentação precisa ser acelerada, porque, como dizemos na associação, quem tem dor, tem pressa”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.