Como era o mundo dos games na última vez que escolheram um Papa?

Nesta semana, o mundo voltou os olhos para a eleição do novo Papa. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, foi escolhido por pelo menos 89 cardeais na última quinta-feira (8), um dia após o início do Conclave.

  • Eleição do Papa Leão XIV toma conta das redes sociais; veja os memes e reações
  • 10 jogos mais inovadores de todos os tempos

O novo líder espiritual sucede o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), conhecido por sua abertura à modernização da Igreja e diplomacia internacional. Francisco foi eleito há 12 anos e testemunhou um mundo que evoluiu muito em termos de tecnologias, interações sociais e eventos globais.

Pensando em todo esse tempo, o Canaltech resolveu olhar para o passado e relembrar como era o mundo dos games quando o Papa Francisco foi nomeado o Santo Padre da Igreja Católica em 2013.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Arte de Ellie e Joel de The Last of US
The Last of Us foi um dos jogos mais importantes de 2013 (Imagem: Divulgação/SIE)

Surgem o PlayStation 4, Xbox One e outros consoles

Um dos principais marcos da indústria gamer em 2013 foi a chegada dos consoles de oitava geração da Sony e da Microsoft.

Um mês antes da eleição do Papa Francisco, o PlayStation 4 foi revelado em uma conferência de pouco mais de duas horas, apresentando detalhes do novo console e os principais parceiros da marca. A plataforma chegaria ao mercado em novembro, tornando-se o console vendido mais rapidamente da história da Sony até então. O lineup de jogos também foi robusto, como falaremos a seguir.

Já do lado verde da força, o Xbox One foi anunciado três meses após o Conclave. Ao contrário de seu rival, a apresentação da Microsoft foi duramente criticada por jogadores e pela imprensa. A conferência foi vista como um desastre e até hoje é lembrada como um divisor de águas para a marca. Don Mattrick, então líder da divisão Xbox, ficou marcado pelas decisões controversas que tomou — muitas vezes apontado como o responsável pela queda da marca após o excelente desempenho do Xbox 360.

O console foi marcado por polêmicas, como a limitação na revenda e empréstimo de jogos físicos e a exigência de conexão constante com a internet. Apesar de essas decisões terem sido revertidas antes do lançamento, 2013 se tornou uma cicatriz na trajetória do Xbox.

Don Mattrick, ex-CEO da divisão Xbox
Don Mattrick é muitas vezes responsabilizado pela queda da marca Xbox na oitava geração (Imagem: Divulgação/Redes Sociais)

Além dos consoles tradicionais, o ano de 2013 também ficou marcado pelo lançamento de vários outras plataformas e modelos de hardware já existentes:

  • Xbox 360 E – 10 de junho
  • Ouya – 25 de junho
  • Nvidia Shield – 31 de julho
  • Nintendo 2DS – 12 de outubro
  • PlayStation TV – 14 de novembro
  • GameStick – 15 de novembro
  • MOJO – 10 de dezembro

Outros consoles, como o Nintendo Wii U, PlayStation Vita e Nintendo 3DS, ainda estavam no mercado. Os dois primeiros enfrentavam dificuldades, especialmente o Wii U, considerado um dos maiores fracassos da Nintendo. Já o 3DS deu algum respiro à empresa japonesa.

GTA 5, The Last of US e outros lançamentos lendários

Além da estreia do PlayStation 4 e do Xbox One, 2013 também é amplamente lembrado pelo lançamento de jogos lendários. Um dos principais títulos da época foi GTA 5, um dos jogos mais famosos e vendidos de todos os tempos. Coincidentemente, também tivemos a presença de um título da franquia Grand Theft Auto durante o Conclave que elegeu Leão XIV nesta semana, com o lançamento do segundo trailer de GTA 6.

Outros destaques de 2013 incluem The Last of Us, BioShock Infinite, Tomb Raider e Assassin’s Creed IV: Black Flag.

O período também foi marcado pela evolução dos mundos abertos e das narrativas nos games. A partir de então, títulos com forte apelo cinematográfico passaram a ganhar ainda mais destaque.

No caso da Nintendo, 2013 marcou o lançamento de Pokémon X e Y para o Nintendo 3DS — um grande marco para a franquia, por trazer pela primeira vez um jogo da linha principal totalmente em 3D.

Trevor de GTA 5
GTA 5 é um dos maiores jogos de videogame de todos os tempos (Imagem: Divulgação/Take-Two Interactive)

Despedidas

Em 2013, o mundo dos games também se despediu de uma de suas figuras mais lendárias: Hiroshi Yamauchi, o terceiro presidente da Nintendo e um dos grandes responsáveis por transformar a empresa japonesa em um expoente nos videogames.

Yamauchi esteve à frente da companhia de 1949 a 2002, período em que acompanhou o lançamento de produtos como o Game & Watch, NES (Nintendinho), Super Nintendo, Nintendo 64, GameCube, Game Boy, entre outros. Após 53 anos na presidência, o então chefão da Big N passou o cargo para Satoru Iwata, um dos CEOs mais queridos e respeitados da indústria dos games em todos os tempos.

Hiroshi Yamauchi faleceu em setembro de 2013, aos 85 anos, vítima de pneumonia.

Leia também:

  • Qual é o console mais popular do Brasil?
  • 10 jogos mais vendidos da história
  • Nintendo Switch se aproxima mais do PS2 com 152 milhões de unidades vendidas

Vídeo: Tudo de tecnologia ficará mais caro no mundo todo? iPhone 17 e Nintendo Switch 2?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.