Intel anuncia fim do suporte à tecnologia Deep Link para CPUs e GPUs

Criada pela Intel para permitir uma maior integração entre suas CPUs e GPUs, a tecnologia Deep Link foi descontinuada oficialmente por ela. Após deixar de ser mencionada pela empresa em seus materiais promocionais mais recentes, a solução foi “morta” oficialmente através de uma publicação no GitHub.

Na página dedicada ao projeto, um representante da corporação afirmou que o Deep Link “não é mais mantido ativamente e não vai receber atualizações futuras”. A mensagem também explica que isso significa que “não haverá mudanças para recursos, independentemente de seu estado atual de funcionalidade”.

Ao mesmo tempo, a Intel afirmou que vai continuar disponível para dar suporte a consumidores e para responder dúvidas daqueles afetados pela decisão. A declaração da empresa foi feita em resposta a um consumidor que estava tendo problema em habilitar a tecnologia ao usar uma CPU Core Ultra 200 pareada com uma GPU Battlemage usando o software OBS.

Quando foi anunciado, o Intel Deep Link prometia ser um dos grandes diferenciais oferecidos pela empresa para quem adquirisse seus hardwares. A principal vantagem do recurso é uma tecnologia conhecida como Dynamic Power Share, que calcula melhor quanto de energia deve ser dedicada a cada parte do PC.

Intel anuncia fim do suporte à tecnologia Deep Link para CPU e GPUs
Foto: Divulgação/Intel

Em tarefas que exigiam mais do uso da CPU, por exemplo, a solução é capaz de dar prioridade ao componente — e o mesmo acontecia quando a GPU era mais exigida. A promessa é que isso garantiria aos consumidores um melhor desempenho geral, sem que o sistema usado corresse risco de superaquecer.

O Deep Link também oferecia um melhor desempenho durante a codificação de vídeos e tarefas envolvendo inteligência artificial, entre outras áreas. O fim do suporte à tecnologia parece ser um dos reflexos recentes da mudança de liderança da Intel. Sob o comando de Lip Bu-Tan, a empresa pretende realizar milhares de demissões e descontinuar produtos que não considera mais prioritários para seu crescimento futuro.

Fonte: VideoCardz, GitHub

Conteúdo Relacionado
Intel vai usar cachorros-robôs da Boston Dynamics para inspecionar fábricas

Conheça o Chip

Intel vai usar cachorros-robôs da Boston Dynamics para inspecionar fábricas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.