Com Moedas Digitais de Bancos Centrais em pauta, BCB promove conferência anual

Edifício sede do Banco Central do Brasil em Brasília - DF

O Banco Central do Brasil anunciou que, entre os dias 14 e 16 de maio de 2025, apresentará sua Conferência Anual, contando com várias palestras, inclusive sobre as chamadas Moedas Digitais de Bancos Centrais, as CDBCs.

No Brasil, o tema é um dos que estão na agenda de inovação da autarquia, que estuda a implementação do Drex, um Real em formato digital.

O evento que começa no dia 14 já está com as inscrições encerradas, com interessados podendo assistir as palestras magnas pelo YouTube do Banco Central do Brasil.

A Conferência tem por objetivo estimular o debate e a pesquisa nas áreas de macroeconomia, sustentabilidade, estabilidade financeira, economia bancária, inovação financeira, regulação macroprudencial, economia internacional e finanças“, diz o BCB.

Conferência Anual do Banco Central do Brasil contará com palestra de Nobel de Economia

De acordo com informações divulgadas pelo BCB, o evento começa às 9 horas do dia 14 de maio, com um discurso do Diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen.

Após sua fala, o evento contará com uma palestra magna do Prêmio Nobel de Economia de 2014, o francês Jean Tirole, da Toulouse School of Economics. Tirole ganhou o prêmio ao teorizar sobre o poder de regular mercados com poucas empresas, um dos destaques dos últimos anos no campo da economia.

Já no dia 15, o evento contará com a palestra Magna do irlandês Michael McMahon, da University of Oxford. Em seu site oficial, ele informa que “a maior parte do meu trabalho, tanto em pesquisa quanto em ensino, concentra-se na política macroeconômica. Isso inclui política monetária e, especialmente, o uso da comunicação como ferramenta política, política fiscal e o comportamento dos ciclos econômicos.

Já no dia 16 de maio, no encerramento, a palestra principal ficará a cargo de Frank Smets, executivo do banco central dos bancos centrais, o BIS. Todas as palestras magnas, assim como a abertura, contará com transmissão ao vivo no YouTube do BCB.

Evento na sede do Banco Central do Brasil contará com palestras sobre moedas digitais de bancos centrais

No dia final do evento, 16 de maio, às 10:30, haverá uma sessão de duas horas para tratar do tema de Moedas Digitais de Bancos Centrais. O moderador é o Fábio Araújo, atual Coordenador do Drex no Banco Central do Brasil.

Os temas debatidos envolvem a programabilidade do dinheiro, uso de DLTs, entre outros mais.

  • Disruptive technology in wholesale payment systems: DLT applications for central bank money settlement – a focus on the ECB case
    Emanuele Amandolagine (Bank of Italy, Universidade de Roma Tor Vergata)
    Debatedor: Daniel Steinberg (Universidade Mackenzie);
  • Distributed Ledger Technology as Payment Infrastructure: The Institutional Implications of Central Bank Digital Currencies in the International Monetary System
    Daniel Steinberg (Mackenzie)
    Debatedor: Xavier Lavayssière (Université Paris Panthéon Sorbonne, FMI);
  • Programmability in Payment and Settlement
    Xavier Lavayssière (Université Paris Panthéon Sorbonne, FMI)
    Debatedor: Emanuele Amandolagine (Bank of Italy, Universidade de Roma Tor Vergata).

Em seu site, com consulta do Livecoins nesta segunda-feira (12), o BCB mantém a explicação de que o Drex é uma CBDC, uma moeda digital de banco central.

Banco Central do Brasil mantém escrito em seu site oficial que o Drex é uma moeda digital de banco central
Banco Central do Brasil mantém escrito em seu site oficial que o Drex é uma moeda digital de banco central /Reprodução.

Fonte: Com Moedas Digitais de Bancos Centrais em pauta, BCB promove conferência anual

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.