Operação da PF: Assembleia Legislativa do Amapá é investigada por desvio de recursos públicos


Operação Vinculum apura suposto esquema de apropriação indevida de recursos públicos por meio da nomeação de servidores fantasmas em gabinetes parlamentares da casa. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Operação Vinculum: PF apura esquema de apropriação indevida de recursos públicos na Alap
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal em conjunto com a Procuradoria Regional Eleitoral no Amapá, cumpriu 6 mandados de busca e apreensão através da Operação Vinculum, que tem o objetivo de apurar suposto esquema de apropriação indevida de recursos públicos através da nomeação de servidores fantasmas em gabinetes parlamentares da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Os mandados foram cumpridos na Alap e na residência dos indivíduos, nos bairros do Novo Buritizal e Pantanal. Os investigados tiveram o bloqueio de saldos em contas bancárias, aplicações financeiras e outros ativos no valor de até R$ 1.400.000,00 em nome dos investigados.
Sobre a operação
A ação desta terça-feira (13), é um desdobramento da Operação Pretium, realizada em março de 2023, onde foram identificados indícios de práticas ilícitas de cunho eleitoral. Entre as suspeitas, está a nomeação de pessoas sem vínculo funcional efetivo com os gabinetes, com a finalidade de desviar parte dos salários pagos com recursos públicos.
As investigações apontam que os servidores “fantasmas” seriam obrigados a repassar parte dos vencimentos recebidos a parlamentares ou intermediários, que os utilizavam em gastos pessoais e campanhas eleitorais. É estimado que o desvio ultrapasse R$ 50 mil mensal.
Operação da PF investiga desvio de recursos na Assembleia Legislativa do Amapá
PF/divulgação
Se comprovadas as irregularidades, os alvos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e corrupção de menores.
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.