Sem nomeações do concurso, Correios prevê redução de gastos

Foi divulgada em abril a homologação dos resultados finais do concurso público dos Correios, para mais de 3,5 mil vagas. Entretanto, ainda não há uma previsão de quanto os candidatos aprovados serão nomeados.

Em meio a essa incerteza, a empresa lançou na última segunda-feira (12), o plano estratégico de trabalho que visa contornar o prejuízo de R$ 2,6 bilhões obtido no ano passado. Segundo informações do G1, o documento foi divulgado internamente e disponibilizado pela empresa. 

As medidas que devem ser adotadas irão impactar diretamente cerca de 86 mil funcionários, sendo as principais delas:

  • Mudança de horário de trabalho sem anuência do trabalhador;
  • Não pagamento dos credenciados do plano de saúde (a escolha de uma nova rede credenciada será dialogada com as representações sindicais);
  • Suspensão das férias em 2025 (a partir de 1º de junho de 2025, referente ao período aquisitivo deste ano);
  • Redução de jornada com corte de salário (diminuição do horário de trabalho para 6 horas diárias e 34h semanais);
  • Redução dos cargos comissionados (redução de pelo menos 20% do orçamento de funções);
  • Convocação para o retorno ao regime de trabalho presencial (todos os empregados devem retornar ao trabalho presencial a partir de 23 de junho de 2025, com exceção daqueles protegidos por decisão judicial);
  • Incentivo à transferência, voluntária e temporária, de agente de correios.

Segundo o plano, um dos vilões no aumento de custos ao longo do último ano foram os gastos com pessoal, incluindo o Acordo Coletivo de Trabalho assinado com mais de 80 mil empregados e o reajuste do vale-alimentação/refeição.

Estamos em contato com os Correios para saber de que forma essas medidas irão impactar as convocações dos aprovados nos concursos de 2024, tanto para agentes e analistas, quanto para os cargos da área de saúde e segurança do trabalho. Até o momento, ainda não tivemos retorno.

No dia 14 de maio (quarta), o SINTECT-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares) irá realizar um ato contra as mudanças estabelecidas pela estatal:

“O SINTECT-SP está na linha de frente na defesa da categoria e pela recuperação financeira dos Correios. Mas NÃO vamos aceitar que essa conta seja jogada nas costas dos trabalhadores”, afirmou o Sindicato em suas redes sociais.


Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Correios, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações do concurso Correios


Concursos Públicos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

ASSINE AGORA

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

  • Concursos Abertos
  • Concursos Federais
  • Concursos 2025
  • Concursos 2026

O post Sem nomeações do concurso, Correios prevê redução de gastos apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.