MSI apresentará supercomputador de IA na Computex 2025, equipado com Nvidia DGX

Em um press release, a MSI confirmou sua presença na Computex 2025 e que apresentará o EdgeXpert MS-C931, um supercomputador desktop para Inteligência Artificial baseado na plataforma NVIDIA DGX Spark. Ele é impulsionado pelo Superchip GB10 Grace Blackwell da NVIDIA, oferecendo 1.000 AI TOPS FP4 de desempenho.

A arquitetura do supercomputador vem com GPU NVIDIA Blackwell com núcleos Tensor de quinta geração. Ele conta com uma conexão NVLink-C2C para integração com a CPU Grace, baseada em arquitetura Arm e equipada com 20 chips de alta eficiência.

Em termos de memória, ele conta com 128 GB de memória unificada e Rede ConnectX 7. Com isso, ele suporta LLMs de até 200 bilhões de parâmetros ou 405 bilhões com chips interligados. Large Language Models (LLMs) refere-se aos principais modelos de IAs disponíveis no mercado, como o ChatGPT, Copilot e Gemini.

O EdgeXpert MS-C931 também conta com armazenamento NVMe de até 4TB.

Notícias Relacionadas:

  • Projeto revive Clippy como novo assistente de IA
  • Argentina quer atrair Big Techs com Data Centers para IA movidos a energia nuclear
  • Cadence apresenta seu novo supercomputador, o Millennium M2000 com GPUs RTX PRO 6000

Quantos deles rodariam o ChatGPT?

Créditos: Gemini/Reprodução.

Para comparação de desempenho, estima-se que ChatGPT utilize 1,8 trilhão de parâmetros, com o Gemini sendo composto por bilhões, mas, assim como o Copilot, os valores não são públicos e não há estimativas públicas.

Porém, atendo-se aos números do ChatGPT, seriam necessários 9 EdgeXpert MS-C931 (5 em caso de chips interligados) para rodar o ChatGPT.

Evidente que trata-se de uma estimativa para comparação do potencial do supercomputador da MSI. Uma estimativa mais precisa deve considerar outros fatores como número de usuários acessando o aplicativo, o que poderia elevar facilmente o número de supercomputadores necessários.

Porém, para aplicações bem menores e de uso mais limitado, trata-se de uma máquina poderosa.

Outras novidades

Créditos: MSI.

Além do supercomputador MS-C931, a MSI revelará uma nova linha de placas-mãe industriais e sistemas equipados com processadores Intel. As novidades incluem:

  • MS-C926: Box PC ultrafino e sem ventoinha, ideal para varejo inteligente e sinalização digital
  • MS-927: Box PC compacto, com Intel Core Ultra, voltado para computação de borda de alto desempenho
  • MS-CF20: Placa-mãe ATX de última geração, compatível com processadores Intel Arrow Lake-S de 16ª geração
Créditos: Freepik.

A MSI também trará demonstrações ao vivo destacando algumas de suas novidades e aplicações de suas tecnologias, especificamente:

  • Demo do ScreenLink: um sistema de controle de sinalização digital com funcionalidade de bloqueio EDID para gerenciamento confiável de displays. Ele é voltado para o varejo.
  • MS-918S Fanless Palm Box: um sistema embarcado compacto e sem ventoinha, adequado para ambientes industriais com espaço limitado.
  • Gerenciamento de Controle Remoto: uma demonstração de aplicação utilizando o software SysLink para monitoramento e controle remoto eficiente de dispositivos.
  • Inovações em IA: incluindo aplicativos LLMs e chatbot habilitados pelo software AI SmartLink que integram recursos avançados de IA para aumentar a eficiência.

A Computex 2025 acontece na próxima semana em TAIPEI, com entusiastas da tecnologia já empolgados com as novidades que devem ser anunciadas.

Fonte: MSI.

Conteúdo Relacionado
Após prejuízo bilionário, CEO da AMD defende equilíbrio entre segurança nacional e comércio internacional

Atrapalhou muito

Após prejuízo bilionário, CEO da AMD defende equilíbrio entre segurança nacional e comércio internacional

Adicionar aos favoritos o Link permanente.