Western Digital investe em armazenamento de dados em cerâmica

A Cerabyte divulgou na última segunda-feira (12) que recebeu um investimento estratégico da Western Digital para aceleração de suas tecnologias de armazenamento de dados em cerâmica.

Essa é uma empresa que possui a proposta inovadora de armazenamento de dados em cerâmica, que busca revolucionar o segmento com essa nova tecnologia que, segundo a Cerabyte, pode armazenar dados por até 5.000 anos.

Armazenamento de dados em cerâmica 

De acordo com os informes, a tecnologia da Cerabyte não só foi projetada para perdurar indefinidamente, mas também pode abrir caminho para capacidades de armazenamento de dados em uma escala até então inimaginável, dando início a era Yottabite, já que a Cerabyte afirma que seus arquivos ativos de próxima geração combinam múltiplas tecnologias de armazenamento que possibilitariam esse avanço.

A Cerabyte afirma que seu armazenamento de cerâmica é seguro contra calor e fogo, umidade e água, luz UV, radiação, corrosão e até mesmo explosões de pulso eletromagnético (EMP).

"Estávamos ansiosos para trabalhar com a Cerabyte para formular uma parceria tecnológica para a comercialização dessa tecnologia." - Shantnu Sharma, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo da Western Digital

Sharma afirmou que seu investimento na Cerabyte se alinha à prioridade da empresa de estender o alcance de seus produtos para casos de uso de armazenamento de dados de longo prazo.

O cofundador e CEO da Cerabyte, Christian Pflaum, afirmou: “Estamos entusiasmados em trabalhar com a Western Digital para definir uma parceria tecnológica, impulsionando nossa capacidade de fornecer soluções de armazenamento permanente acessíveis em escala“.

Através da nova tecnologia, a Cerabyte espera reduzir os custos de armazenamento para menos de US$ 1 por TB até 2030. Um objetivo ambicioso, dado o atual panorama do mercado de armazenamento. No momento, nem a Cerabyte ou a Western Digital confirmaram qualquer prazo para o lançamento de algum produto fruto desse investimento.

VIA: Tom’s Hardware

Conteúdo Relacionado
Western Digital vai deixar mercado de SSDs

Mais um adeus!

Western Digital vai deixar mercado de SSDs

Adicionar aos favoritos o Link permanente.