Final Fantasy VII Remake no Nintendo Switch 2 deve rodar a 30 FPS e pode manter Unreal Engine 4 até o fim da trilogia

O Nintendo Switch 2 deverá receber Final Fantasy VII Remake, mas ao contrário do que sugeriram cenas recentes divulgadas em um vídeo oficial da Nintendo, a versão para o novo console híbrido não deve contar com modo a 60 FPS. A conclusão é do canal Digital Foundry, especializado em análises técnicas de jogos, que investigou o conteúdo do vídeo Creator’s Voice, publicado pela Nintendo e dedicado à obra da Square Enix.

De acordo com a Digital Foundry, pelas imagens que tiveram de uma apresentação recente do jogo para o Nintendo Switch 2 com comentários do diretor Naoki Hamaguchi, o Final Fantasy 7 Remake no Switch 2 roda a 1080p e 30 FPS, enquanto a versão do PS5 roda a 1512p e 60 FPS.

“Está rodando a 1080p 30, o que não é tão bom em relação ao PS5 a 1512p 60. Não que você esperasse que fosse, mas é bastante sólido em relação ao PS4, que também era 1080p 30.”

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Segundo a análise, a versão do Nintendo Switch 2 é visualmente comparável à de PlayStation 4, operando a 1080p e 30 FPS, sem sinais evidentes de técnicas de upscaling como DLSS.

“Contei algumas cenas no Switch 2 e ele renderiza em 1080p. Parece bastante consistente, sem sinais específicos de upsampling nem sinais específicos de DLSS ou algo do gênero.”

A comparação revelou que no Switch 2 a imagem é mais borrada, com perda de definição em texturas e um efeito de “dithering” mais visível no cabelo dos personagens.

Esse efeito granular é menos perceptível no PS5, graças ao maior poder de renderização e técnicas mais refinadas de antialiasing temporal (TAA).

“O Switch 2 é mais desfocado do que o PS5. Há uma diferença na nitidez da imagem, por isso é mais difícil distinguir detalhes finos de textura.”

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Além disso, foi identificada uma profundidade de campo mais rasa nas cutscenes do Switch 2, o que pode ser uma consequência direta da menor resolução.

Final Fantasy 7 Remake não deve rodar a 60fps no Switch 2

O canal também menciona que é improvável que o jogo tenha um modo de 60 FPS no Switch 2, devido às limitações de hardware.

Isso é importante por que, em cenas compartilhadas pelo marketing de Final Fantasy no Swicth 2, em um momento específico havia um trecho rodando a 60fps.

  • Veja também: Digital Foundry: GTA 6 é provavelmente muito pesado para o Nintendo Switch 2

A Digital Foundry levantou suspeitas de que a cena de 60 FPS mostrada no vídeo oficial da Nintendo não seria, na verdade, rodando no Nintendo Switch 2. A análise que eles fizeram sugere que a qualidade visual e a suavidade dos quadros são mais condizentes com uma captura em PC de alta resolução do que com o hardware do novo console híbrido.

“E ficou bem evidente que esse não é o Switch 2, porque se pausarmos bem no final da cena e observarmos o cabelo de Cloud no quadro estático, ele estará muito mais limpo no suposto Switch 2 do que no PS5 no modo de desempenho. Bem, o objetivo é atingir os mesmos 60 fps. Portanto, isso não faz muito sentido para mim. Tenho fortes suspeitas de que esse não é o Switch 2 em tempo real. Não é. Provavelmente é uma filmagem de PC, é o que eu acho com base em sua aparência. Provavelmente são imagens de PC de alta resolução.”

Essa conclusão é baseada na comparação direta entre a cena em questão e o que seria tecnicamente viável no Switch 2.

Digital Foundry/Reprodução

A cena em questão que apareceu em 60 fps, que mostra Cloud pulando do trem, tem uma qualidade de imagem muito superior ao que seria esperado do Switch 2, mesmo no modo de desempenho do PS5.

A suavidade dos cabelos e a clareza dos detalhes sugerem que a cena foi capturada em um PC de alta resolução.

Experiência em Modo Portátil

Além disso, a Digital Foundry especula que, no modo portátil, a resolução do jogo pode ser reduzida para algo em torno de 720p ou 648p.

“No modo portátil, talvez tenhamos uma redução para, sabe, 720p, 648p, algo nessa faixa. Mas imagino que nessa tela ampliada, provavelmente ainda ficará muito bom.”

No entanto, mesmo com essa redução, a experiência ainda pode ser comparável à de jogar no Steam Deck a 30 FPS, o que é considerado uma experiência bastante satisfatória.

Trilogia Final Fantasy 7 no Switch 2

No mesmo vídeo da Nintendo, o diretor Naoki Hamaguchi insinuou que toda a trilogia de Final Fantasy VII Remake poderá ser lançada no Switch 2, o que inclui Rebirth e o ainda inédito terceiro capítulo.

Com base nessa declaração, o Digital Foundry sugere que a Square Enix pode optar por não migrar para o Unreal Engine 5, mantendo o Unreal Engine 4 até o fim da série.

“Espero que, apesar disso, eles adotem o UE5. Só porque ele corrigiria os horríveis problemas de popping que afligem o Rebirth, certo? Corrigiria a iluminação indireta ruim. Corrigiria a qualidade ruim do mapa de sombras.”

Essa decisão estaria relacionada às restrições de hardware do Switch 2, que, apesar de mais poderoso que seu antecessor, ainda ficaria aquém das exigências da nova versão da engine.

Além disso, a mudança de motor gráfico acarretaria em mais tempo de desenvolvimento, o que pode ir contra a intenção do estúdio de concluir a trilogia o quanto antes.

  • Veja também: Hogwarts Legacy roda a 1440p no Nintendo Switch 2 com NVIDIA DLSS

Como sempre, vale à pena conferir a análise da Digital Foundry e os comentários na íntegra. Se o idioma é uma barreira, as legendas traduzidas automaticamente fazem um trabalho decente nos vídeos deles.

Além disso, para conferir melhor as diferenças gráficas, vale assistir aos comparativos na maior e melhor tela que você tem disponível, com o vídeo no YouTube sendo reproduzido em 4K.

Fonte: Digital Foundry.

Conteúdo Relacionado
Switch 2 modo limita bateria 90%

preserva a bateria

Switch 2 terá modo que limita carga da bateria a 90% para evitar desgaste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.