Suposto documento da Intel menciona Xe4, a arquitetura Druid para GPUs

A Intel não tem feito grande alarde sobre seus desenvolvimentos na área de GPUs, mas um novo vazamento indica que a empresa segue se dedicando na área. Enquanto aguardamos o lançamento da geração Xe3 equipando processadores Panther Lake, a empresa já faz menção para a próxima, a Xe4, aparecendo em um documento no repositório Git.

A informação não é oficial, então deve ser vista com certo ceticismo, como sempre. O post foi compartilhado por um dos muitos “vazadores” das redes sociais, conforme podemos ver abaixo.

Captura de documento em repositório mencionando Intel Xe4
Fonte: x86deadandback

Ainda que não sejam informações oficiais, o documento tem certa credibilidade porque não traz nada muito inesperado. Na verdade, podemos ver o que parece uma comunicação interna da empresa acerca de como aparecem a nomenclatura de suas arquiteturas de GPUs a partir das Xe.

Os gráficos Intel eram denominados por GenXX até a chegada das Xe. Assim, a primeira Xe também é conhecida como Gen12, o que faz da Xe3 a Gen14 e a Xe4 a Gen15. Também conhecida como Druid, a tecnologia Xe4 é a última mencionada no documento. Vale lembrar que a Intel mencionou anteriormente que já trabalha na tecnologia.

O que esperar da Intel Xe4 Druid?

Ainda não temos detalhes sobre a futura geração de gráficos Intel Xe4, mas não é pra menos. A arquitetura está um tanto distante de chegar aos produtos da empresa.

Captura de post falando das Arc Celestial com Intel Xe3P
Fonte: Raichu

No momento, a companhia finalizou o design dos gráficos Xe3, e sua fabricação está sendo validada. Eles vão aparecer como iGPU em processadores Panther Lake e ainda nem tivemos confirmação de vermos placas de vídeo dedicadas usando esses componentes, também conhecidos como Celestial.

Notícias relacionadas:

  • Intel confirma que Xe3 já está pronta e já trabalham na 4ª geração
  • Intel Arc B580 de 24GB aparece em registro da MaxSun
  • Intel admite que foi um erro integrar memória RAM em CPUs Lunar Lake

Assim, a chegada da próxima geração começa mesmo em 2026, então não esperamos ver promessas oficiais sobre Druid antes da segunda metade do ano que vem. Em meio à crise recente da Intel, há quem questione o futuro das placas de vídeo dedicadas da empresa.

Via: WCCFTech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.