É possível observar a Via Láctea a olho nu no céu noturno? Saiba onde e quando

Visualizar a Via Láctea a olho nu é uma oportunidade rara e fascinante de observar um céu estrelado sem a necessidade de telescópios ou outros instrumentos de observação astronômica. Contudo, há períodos do ano em que essa visualização se torna mais acessível e possível.

  • Galaxy Zoo | Ajude a NASA a classificar as galáxias observadas pelo James Webb
  • O que é uma galáxia e quais são os tipos que já conhecemos?
  • Galáxia recém-descoberta é avançada demais para seu tempo

A chamada “temporada da Via Láctea” ocorre entre fevereiro e outubro no Hemisfério Norte, e entre janeiro e novembro no Hemisfério Sul. Essa melhor visibilidade se deve ao fato de o Núcleo Galáctico, parte mais brilhante e densa da Via Láctea, estar visível no céu durante esses meses.

Temporada no Hemisfério Norte

De acordo com o Capture the Atlas, site especializado em fotografias astronômicas, há janelas com condições ainda melhores dentro da “temporada da Via Láctea” para ver o céu estrelado. Por exemplo, o momento ideal para observar nossa galáxia da América do Norte, em locais como o sul dos Estados Unidos e do México, é entre o final de março e o final de setembro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, a melhor época para visualização do céu noturno iluminado pela galáxia depende bastante da latitude do local. No sul da Europa, região conhecida pela observação a olho nu da Via Láctea, o melhor período para vê-la no céu — repleto de estrelas e nuvens de poeira cósmica — vai do fim de março até o fim de agosto.

Via Láctea
Via Láctea vista da Califórnia, nos Estados Unidos (Imagem: Unsplash/Christian Di Fede)

Observação no Hemisfério Sul

Dentro da “temporada da Via Láctea”, melhor época para observar nossa galáxia no céu de países do Hemisfério Sul ocorre entre o fim de abril e o fim de outubro. Isso acontece porque, nesse período, o lado noturno da Terra voltado para o sul global está direcionado ao Núcleo Galáctico da Via Láctea, favorecendo vê-la sem a ajuda de instrumentos de observação espacial.

Confira, a seguir, os melhores períodos para observar a Via Láctea em ambos os hemisférios:

Sul dos EUA e México Final de março – final de setembro
Canadá Meados de março – meados de maio
Reino Unido Meados de março – meados de maio
Sul da Europa Final de março – final de agosto
Hemisfério Sul Final de abril – final de outubro

Melhores condições de observação

Seja no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul, as melhores condições para contemplar o brilho da nossa galáxia envolvem locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa e céus limpos, livres de nuvens e poluição atmosférica. Além disso, períodos de lua nova ou com lua abaixo do horizonte aumentam significativamente a visibilidade da Via Láctea a olho nú, no céu noturno.

Leia mais: 

  • James Webb vigia galáxia extremamente antiga da ‘Idade das Trevas Cósmica’
  • Esta galáxia polui o espaço com o equivalente a 50 milhões de sóis
  • Galáxia volta a criar estrelas após passar milhões de anos adormecida

VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM CELULAR?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.