O Steam foi invadido? Valve nega problemas em seu banco de dados

No último final de semana, se tornou popular um texto do LinkedIn afirmando que 89 milhões de contas do Steam haviam sido violadas. Os dados estariam à venda na darkweb por US$ 5 mil e, por isso, era recomendado que os usuários da plataforma mudassem suas senhas o quanto antes. No entanto, a Valve veio a público para afirmar que a situação não é tão grave assim.

Segundo a empresa, não aconteceu nenhuma espécie de exploração de brecha em seus sistemas ou na API ou backend usado por algum vendedor. A companhia afirma que tudo o que aconteceu foi o vazamento de algumas mensagens de texto antigas que haviam sido enviadas a seus consumidores no passado.

O Steam foi invadido? Valve nega problemas em seu banco de dados
Foto: Divulgação/Valve

Vocês podem ter visto relatos de vazamentos de velhas mensagens de texto que foram enviadas anteriormente a consumidores do Steam”, afirmou a Valve. “Examinamos um exemplo do vazamento e determinamos que não foi uma violação dos sistemas do Steam”, continuou a companhia.

Usuários do Steam não precisam mudar suas senhas

A Valve também afirmou que o vazamento foi facilitado pelo fato de que mensagens SMS não usam criptografia e costumam passar por diversos provedores. Assim, não é incomum que elas sejam interceptadas, o que faz do meio uma solução cada vez menos recomendada como solução de verificação em duas etapas.

O Steam foi invadido? Valve nega problemas em seu banco de dados
Foto: Divulgação/Valve

Ao mesmo tempo que afirma que está investigando a origem do vazamento, a companhia explica que usuários do Steam não precisam mudar suas senhas. Isso porque o conteúdo que está sendo vendido é formado por códigos de verificação antigos, cuja validade máxima foi de 15 minutos. Com isso, eles não podem ser usados para acessar contas, mudar senhas ou endereços de e-mail.

Você não precisa mudar suas senhas ou números de telefone como resultado desse evento”, garantiu a companhia. Ao mesmo tempo, ela recomenda que todos configurem o Steam Mobile Authenticator, que é considerado por ela como a melhor forma de evitar invasões e manter contas de usuário seguras.

Fonte: Eurogamer, Valve

Conteúdo Relacionado
The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered

Veja lista completa

Os games mais jogados no Steam Deck em abril de 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.