Qualcomm anuncia seu retorno aos data centers com projeto na Arábia Saudita

A Qualcomm anunciou oficialmente que vai fornecer CPUs para data centers da Humain AI na Arábia Saudita. A iniciativa marca o retorno da empresa ao segmento depois de uma tentativa que não deu certo entre 2017 e 2019, com os processadores Centriq.

Dessa vez a Qualcomm reduz seus riscos através de parcerias. A Humain AI é uma companhia financiada pelo fundo de investimento do governo árabe para o desenvolvimento da infraestrutura de IA e nuvem no país. Como parte do contrato para oferecer processadores ao projeto, a Qualcomm também vai estabelecer uma instalação para criação de projetos de semicondutores no país.

Fotografia do CEO da Qualcomm com representante da Humain AI
Fonte: Qualcomm

Isso não significa um retorno dos Centriq, no entanto. A empresa já anunciou que vai trabalhar com produtos Snapdragon e Dragonwing nos data centers da Humain AI. Na divulgação de sua parceria, as duas companhias ressaltam que seu trabalho servirá para “oferecer tanto ao governo como organizações empresariais o acesso a infraestrutura para CPUs e IA de alta performance e eficiência energética, e serviços de ponta da nuvem”.

Retorno da Qualcomm aos data centers não é uma surpresa

Enquanto não era certeza que a Qualcomm um dia voltaria a oferecer processadores para data centers, muitos especulavam que eventualmente isso aconteceria, devido à aquisição da Nuvia.

Leitores que acompanharam os atritos entre Qualcomm e Arm devem se lembrar que a Nuvia era uma startup focada no desenvolvimento de processadores baseados em Arm para data centers e servidores. Dessa forma, quando a dona dos Snapdragon adquiriu a companhia, esperava-se que ela aproveitaria a tecnologia para fazer seu retorno ao segmento.

snapdragon-8-elite-gen-2-fabricado-tsmc-7

Notícias relacionadas:

  • Compra da Nuvia pela Qualcomm teria feito empresa economizar US$ 1,4 bilhão em royalties
  • Arm quer novo julgamento contra a Qualcomm em disputa pelos núcleos Oryon
  • Superchip GB10 da NVIDIA fica atrás do M3 da Apple e do Snapdragon X Elite da Qualcomm

No entanto, a Qualcomm primeiro usou seus novos assets para a criação dos núcleos Oryon, usados em seus processadores Snapdragon X, para notebooks com Windows baseado em Arm. E agora vemos que os planos da empresa para sua aquisição não paravam por aí.

Via: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.