Pacientes passam mal após fazerem hemodiálise em clínica de Sumaré, e Vigilância Sanitária investiga causa


Prefeitura informou que os procedimentos estavam alinhados com protocolos e legislações vigentes, e estabelecimento segue em funcionamento. Água utilizada será analisada por um laboratório. Prefeitura de Sumaré
Felipe Pissiloto/Prefeitura Municipal de Sumaré
Pelo menos 17 pacientes passaram mal após realizarem procedimentos de hemodiálise em uma clínica particular de Sumaré (SP), na quarta-feira (13). A Vigilância Sanitária do município informou, nesta quinta (14), que investiga o que pode ter causado a reação.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Após inspeção, o órgão informou que os procedimentos estavam alinhados com protocolos e legislações vigentes. A clínica continua em funcionamento e não há informação se há alguma responsabilidade do estabelecimento. A investigação da prefeitura é que deve apontar a causa.
Segundo o relato de pacientes à EPTV, afiliada da TV Globo, eles tiveram dores na cabeça e tremores. Parte foi medicada no local com uso de antibiótico. A suspeita das pessoas é alguma contaminação na água.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Sumaré, foram realizados exames de cultura nos pacientes que apresentaram sintomas, além de análises bacteriológicas em dez máquinas de diálise. A clínica vai realizar a limpeza e desinfecção do sistema de tratamento de água utilizado no procedimento.
Como medida preventiva, a clínica realizará a limpeza e desinfecção de todo o sistema de tratamento de água utilizado na diálise.
“A análise da água será feita por um laboratório contratado pela própria clínica, garantindo maior segurança e controle. A Secretaria de Saúde continua acompanhando o caso e aguarda os resultados dos exames, bem como a análise das máquinas e do tratamento de água, para concluir o caso”, disse a administração municipal, em nota.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.