Auroras em Marte! Rover da NASA capta fenômeno na luz visível pela 1ª vez

O rover Perseverance, da NASA, tirou a primeira foto já feita de uma aurora na luz visível aos olhos humanos no céu de Marte. O show de luzes no Planeta Vermelho ocorreu em março do ano passado como resultado de uma tempestade solar forte, e foi analisado em um novo estudo publicado na revista Science Advances.

  • Existe aurora boreal em outros planetas?
  • Meta é criticada por usar IA em fotos de aurora boreal

A foto foi feita em 18 de março de 2024, cerca de três dias depois de uma grande nuvem de partículas eletricamente carregadas (ejeção de massa coronal, ou “CME” na sigla em inglês) ser disparada pelo Sol. 

Como os cientistas sabiam que as partículas provavelmente iriam atingir o planeta, eles posicionaram a câmera Mastcam-Z, do Perseverance, na direção do céu para tentar flagrar o fenômeno. Deu certo!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aurora boreal esverdeada observada pelo rover Perseverance; o fenômeno fica mais visível na esquerda, sem o brilho causado pela lua Fobos (Knutsen et al., Sci. Adv. 11, eads1563 (2025)

Os autores explicam que o material da CME se chocou com o fraco campo magnético de Marte e interagiu com a atmosfera do planeta, emitindo luzes coloridas — o processo é como aquele que gera as auroras boreais na Terra.

Já se sabe que o Planeta Vermelho tem alguns tipos de auroras boreais, mas até então o fenômeno foi observado somente em comprimentos de onda invisíveis aos olhos humanos. É por isso que a foto chamou a atenção dos cientistas: esta foi a primeira aurora fotografada na luz visível, e pode ser também a primeira já fotografada nestes comprimentos de onda em nosso Sistema Solar. 

Os cientistas acreditavam que era impossível que Marte tivesse auroras visíveis. É que o planeta não tem um campo magnético propriamente dito; sem esta camada protetora, o vento solar e tempestades solares passadas foram de pouco a pouco tirando os gases dali. Agora, a nova foto mostra que ainda há atmosfera suficiente para formar auroras coloridas.

Leia também:

  • Veja as fotos da aurora e da chuva de meteoros Perseidas juntas nos EUA e Canadá
  • Aurora orbital é flagrada da ISS em imagem espetacular

Vídeo: A Lua está enferrujando?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.