Exportações de Carne Bovina do Brasil para os EUA crescem 479% em abril

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

O volume de carne bovina do Brasil exportada para os Estados Unidos cresceu 479% em abril de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. Seria possível assumir que isso ocorreu porque, antes o país norte-americano importavam uma quantidade menor, o que poderia causar uma variação alta. Mas não é esse o caso.

Em 2024, a China foi responsável por 44% das exportações de carne bovina. Os EUA ficaram com 17% da nossa fatia exportada, o que mostra que estamos diluindo o risco “China” por meio de uma concentração maior no país do tio Sam.

O país norte-americano tem aumentado sua parcela de importações de carne em relação ao consumo doméstico de 10% para 15% na última década, e o Brasil se tornou um dos maiores fornecedores. Um dos motivos é a liquidação de fêmeas ocorrida nos últimos anos, que levou o seu ao menor contingente da última década.

No acumulado de 2025, os EUA já importaram aproximadamente 135 mil toneladas de carne bovina, o que representa um avanço de 161% frente ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, os gringos estão com fome e nós estamos fornecendo.

* Lygia Pimentel é médica veterinária, economista e consultora para o mercado de commodities. Atualmente é CEO da AgriFatto. Desde 2007 atua no setor do agronegócio ocupando cargos como analista de mercado na Scot Consultoria, gerente de operação de commodities na XP Investimentos e chefe de análise de mercado de gado de corte na INTL FCStone.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

O post Exportações de Carne Bovina do Brasil para os EUA crescem 479% em abril apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.