CNU 2025: como vai funcionar as vagas de curto prazo?

Uma das grandes expectativas para esse ano de 2025 é o Concurso Nacional Unificado (CNU). Inclusive, recentemente, muitas novidades foram anunciadas a respeito do certame, incluindo as vagas de curto prazo.

Para aqueles que ainda não entenderam como vai funcionar e o que seria especificamente essas vagas anunciadas durante a coletiva do Ministério da Gestão e Inovação, chegou ao lugar certo!

De acordo com a própria ministra do MGI, Esther Dweck, o concurso vai oferecer 3.352 vagas que estarão distribuídas em 35 órgãos do Executivo Federal, além, claro, de carreiras transversais.

Deste total mencionado, 2.180 oportunidades serão oferecidas de forma imediata (1.672 para nível superior e 508 para nível médio).

Já as demais vagas do certame devem entrar para o cadastro de reserva, conforme já conhecido pelos candidatos. No entanto, a novidade é que essas vagas do CR não devem ficar “em espera” por muito tempo.

Ou seja, a ideia das vagas em curto prazo é justamente no sentido de que os candidatos não tenham que esperar tanto para serem convocados, como geralmente é feito no cadastro de reserva.

Ocupação das vagas em curto prazo deve seguir critérios

Vale destacar que a ocupação das vagas em curto prazo deve seguir critérios definidos pelo Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), uma metodologia que permite ao governo mapear quais áreas mais necessitam de servidores.

Os dois pontos levados em consideração como forma de critério do governo em relação as vagas de curto prazo são: qual o serviço que o Estado mais necessita entregar e o quantitativo de servidores necessários para atender à essa demanda.

Confira logo abaixo:

CNU: vagas de curto prazo devem seguir algumas prioridades, como; serviço do Estado e necessidade de pessoal.
CNU: vagas de curto prazo devem seguir algumas prioridades, como; serviço do Estado e necessidade de pessoal.

O que muda no CNU 2025?

Além da novidade apresentada no artigo, acerca das vagas de curto prazo, o CNU 2025 também terá outras importantes mudanças, como é o caso de duas datas para a realização das provas.

O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos inscritos no certame.

Já no segundo dia de provas, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas. Dessa vez, somente os candidatos habilitados e convocados na 1ª fase.

A convocação para a segunda fase contemplará os candidatos aprovados em até 9 vezes o número de vagas de cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.

Exemplo: em um cargo com 100 vagas no total​

  • 75 vagas ampla concorrência = 9 x 75​
  • 20 vagas pessoas negras = 9 x 20​
  • 5 vagas pessoas com deficiência = 9 x 5

Outra mudança, que visa reforçar a segurança do certame, é que haverá um código de barras para identificação individual do candidato em todas as páginas das provas.

Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais detalhes acerca da nova edição do CNU? Então acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:

SAIBA TUDO SOBRE O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO


Quer estudar para o próximo CNU 2025?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

ASSINE AGORA

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

  • Concursos Abertos
  • Concursos Federais
  • Concursos 2025
  • Concursos 2026

O post CNU 2025: como vai funcionar as vagas de curto prazo? apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.