Rodoviários aprovam indicativo de greve em Natal (RN) e transporte público pode parar na próxima quarta-feira, 21

NATAL RN

O Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) aprovou, em assembleia realizada na manhã da última sexta-feira, 16, um indicativo de greve no sistema de transporte público da capital potiguar. Caso não haja acordo em nova rodada de negociação prevista para a próxima terça-feira, 20, os ônibus poderão parar a partir de quarta-feira, 21.

De acordo com Arnaldo Dias, diretor do Sintro, a assembleia foi motivada pela ausência de avanços nas negociações com os empresários.

“A assembleia rejeitou a última proposta e construiu uma contraproposta, que será apresentada na terça-feira. Porém, a categoria decidiu aprovar o indicativo de greve e a publicação do edital. Caso não haja resolução, na quarta-feira a cidade estará com o transporte público em greve”, afirmou o dirigente sindical.

A categoria reivindica reajuste salarial de 8,53%, vale-refeição no valor de R$ 600 e a manutenção do pagamento integral do plano de saúde pelos empresários. Já o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) propôs um reajuste de 5,53%, dividido em duas parcelas, e aumento de 7,5% no vale-refeição e plano de saúde.

Os trabalhadores, por sua vez, solicitam um reajuste maior: 15% no plano de saúde e mais de 36% no vale-refeição.

“A proposta é da inflação mais ganho real de 2%, o vale alimentação de R$ 600 e a continuidade do plano de saúde integral pago pelos empresários. Valor que já está incluído na tarifa. A gente espera que os empresários se sensibilizem. Eles tiveram reajuste de tarifa, redução de ICMS e ISS, além de queda no valor do diesel. Há um cenário favorável para uma proposta satisfatória. O sindicato busca apenas recuperar perdas acumuladas nos últimos anos”, completou Arnaldo Dias.

Em caso de greve, o Sintro-RN informou que será mantida a circulação de 30% da frota, conforme determina a legislação.

“O edital será publicado neste sábado. A gente espera que não chegue à greve, que os empresários resolvam e que a prefeitura se posicione, visto que houve aumento de tarifa e todas as isenções no setor”, concluiu.

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post Rodoviários aprovam indicativo de greve em Natal (RN) e transporte público pode parar na próxima quarta-feira, 21 apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.