Penha começa a receber as primeiras unidades do novo Panorâmico DD, marcando o início das entregas da nova linha de produção do modelo da Busscar

NB1 PENHA

A Penha, empresa rodoviária do Grupo Comporte com sede em Curitiba (PR), está recebendo as duas primeiras unidades do Panorâmico DD, novo modelo double decker produzido pela Busscar em Joinville (SC). Essas são as primeiras unidades da linha de produção regular da fabricante, já que os demais veículos do modelo atualmente em circulação são protótipos, produzidos como parte da fase de testes e desenvolvimento do novo produto.

O Panorâmico DD chega para substituir a linha Vissta Buss DD — que ainda deve permanecer disponível no catálogo da Busscar pelos próximos meses — e integra a família NB1, a nova geração de produtos da encarroçadora catarinense. O modelo traz mais conforto, tecnologia e segurança para a consagrada operadora paranaense.

Montados sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 2745/30 BlueTec 6, os novos ônibus da Penha utilizam o motor MB OM 460 LA de 12,8 litros, que entrega 449 cv de potência (330 kW) a 1.600 rpm e 2.200 Nm de torque (224,3 mkgf) a 1.100 rpm, atendendo às normas ambientais Proconve P-8/Euro 6, em vigor no Brasil desde 2023.

Os novos Panorâmicos DD da Penha contam com o Sistema de Segurança Ativa da Mercedes-Benz, que inclui câmeras e sensores capazes de auxiliar os sistemas de condução semiautônoma, emitindo alertas e até realizando intervenções preventivas.

Entre os sistemas embarcados, destacam-se:

  • ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem de 5ª geração, que atua automaticamente para evitar colisões traseiras;
  • ESP – Controle Eletrônico de Estabilidade, que aumenta a segurança em curvas e reduz o risco de tombamento. Também integra o assistente de permanência em faixa, que emite alertas sonoros quando o veículo sai da faixa sem sinalização prévia;
  • ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo, que permite manter distância segura do veículo à frente, ajustando automaticamente a velocidade sem a necessidade de intervenção do motorista;
  • EBS – Sistema Eletrônico de Freios, responsável pelo gerenciamento inteligente do sistema de frenagem. Inclui as funções ABS (antitravamento das rodas) e ASR (controle de tração), melhorando a performance tanto em frenagens normais quanto em situações de emergência.

Os ônibus também contam com freio de estacionamento automático, ativado ao desligar o motor ou ao abrir as portas com o veículo parado. Caso alguma porta não esteja completamente fechada, o freio permanece acionado. Outros recursos incluem acionamento automático dos limpadores de para-brisa e do sistema de iluminação em caso de chuva ou baixa luminosidade, além do sistema Hill Holder, que mantém os freios acionados por até 2 segundos em aclives, facilitando a arrancada. Há ainda o monitoramento da pressão e da temperatura dos pneus de forma individual.

Na configuração interna, os veículos oferecem dois tipos de serviço: no piso inferior, são 8 poltronas leito cama com cortinas de privacidade, dedicadas ao serviço Astor. No piso superior, são 46 poltronas semileito, que compõem o serviço Classis. Todas as poltronas contam com encosto para pernas, apoio de braços, tomadas USB, luz de leitura, saídas de ar e porta-copos individuais.

Assim como os demais veículos da frota da Penha, as novas unidades possuem sistema de ar-condicionado, janelas panorâmicas com cortinas, DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para acessibilidade, sanitário no piso superior, geladeiras, tomadas 110V no porta-pacotes, interfone, itinerário eletrônico e bagageiros amplos.

Ao todo, a empresa receberá 30 unidades do Panorâmico DD: 15 com chassi 8×2 e 15 metros de comprimento, e outras 15 com configuração 6×2 e 14 metros de comprimento.

Imagens: Ônibus, Minha Segunda Casa/Wellington Cadore

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post Penha começa a receber as primeiras unidades do novo Panorâmico DD, marcando o início das entregas da nova linha de produção do modelo da Busscar apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.