O que esperar da Computex 2025?

A Computex costuma ser palco para diferentes novidades da indústria de hardware. A edição de 2025 acontece na próxima semana e já dá para imaginar que teremos anúncios de novos notebooks, consoles portáteis (handhelds), componentes e periféricos de PC. Mas a maior expectativa está voltada para o que a AMD, Intel e NVIDIA têm para mostrar.

  • Quando vai ser a Computex 2025?
  • AMD terá novidades sobre CPUs Ryzen e GPUs Radeon na Computex 2025

As três empresas são donas dos chips mais usados no mundo em desktops e notebooks, além de data centers. Por conta disso, as atenções são sempre voltadas para elas com suas diferentes linhas de CPUs e GPUs. Vamos dar uma olhada no que eles podem apresentar, entre outras possibilidades de anúncios.

AMD e a Radeon RX 9060 XT

A atual geração de placas de vídeo da AMD é bastante enxuta. Enquanto falta somente a GeForce RTX 5060 para desktop do lado da NVIDIA, que já tem até data para chegar, o Time Vermelho lançou somente dois SKUs: a Radeon RX 9070 e a RX 9070 XT. Até o momento, a empresa liderada por Lisa Su não deu qualquer detalhe sobre a Radeon RX 9060 XT, mas a GPU chegou a ser mencionada no anúncio inicial do lineup Radeon RX 9000.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por enquanto, a AMD só oferece as GPUs RDNA 4 topo de linha (Imagem: AMD/Divulgação)

A AMD já confirmou sua participação na Computex 2025 e, no anúncio, disse que falaria sobre as GPUs Radeon e processadores Ryzen. Sobre as CPUs, existem rumores sobre APUs Ryzen 9000G. Além disso, existe a chance de o Time Vermelho revelar novidades para o segmento mobile. Mas não dá para negar que os olhos estão voltados para a RX 9060 XT.

Intel pode anunciar a GPU Arc B770

A Intel já confirmou que apresentará novas GPUs Arc Pro baseadas em Battlemage, a segunda arquitetura gráfica do Time Azul. Esses SKUs são voltados para o uso profissional, mas existem chances de uma possível Arc B770 seja revelada na apresentação da empresa na Computex 2025. Nada foi confirmado, mas a empresa já está instigando os usuários.

Como as CPUs mobile Panther Lake só chegam em 2026 e os rumores apontam para a ausência de novos processadores desktop em 2025, provavelmente não acontecerá nenhuma novidade nesse segmento durante o evento. Existe a possibilidade de a Intel reforçar que sua nova litografia, a 18A, está avançando e segue em desenvolvimento para contrariar alguns rumores.

NVIDIA com chips para IA e a GeForce RTX 5060

Conhecendo a NVIDIA, já fica fácil imaginar que o Time Verde tem alguma novidade a nível de IA para apresentar, seja em hardware ou software. A empresa é líder mundial em soluções para inteligência artificial, especialmente em larga escala para data centers. Por isso, ela está constantemente buscando inovações no desenvolvimento dessas tecnologias.

Porém os olhos do público gamer estão voltados para a GeForce RTX 5060. Já não existe nenhum segredo em relação à GPU de entrada, já que a própria companhia revelou sua data de lançamento, preço e até benchmarks em jogos. Claro, são benchmarks internos, mas já nos dão uma ideia do que esperar da placa de vídeo Blackwell de entrada.

Desempenho da RTX 5060 prometido pela NVIDIA (Imagem: NVIDIA/Divulgação)

Outras novidades de tecnologia

Como os Copilot+ PCs têm invadido o mercado de hardware, muito provavelmente veremos novos notebooks com hardware voltado para esse segmento, ainda mais agora que estamos mais próximos do fim do suporte ao Windows 10. E, por falar nisso, existe a chance de a NVIDIA e a MediaTek revelarem o fruto de sua parceria, que é uma CPU Arm com gráficos Blackwell para esses dispositivos.

Além disso, é provável que novos consoles portáteis sejam revelados, com destaque especial ao ASUS ROG Ally 2 — ou quem sabe ainda o Xbox Portátil, feito em parceria com a ASUS.

Veja mais do CTUP:

  • 3 melhores processadores da Intel para jogos em 2025
  • 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
  • 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.