Arc Pro B60 e B50: Intel lança novas GPUs com foco em IA e workstations

A Intel anunciou uma nova linha de GPUs e aceleradores de IA voltadas para profissionais e desenvolvedores. As novidades foram confirmadas durante a Computex, principal feira de eletrônicos da Ásia, que acontece em Taipei (Taiwan) entre os dias 19 e 23 de maio.

Os lançamentos incluem novas GPUs Intel Arc Pro Série B, com as placas de vídeo Intel Arc Pro B60 e Intel Arc Pro B50. Além disso, foi confirmado que os aceleradores de IA Intel Gaudi 3 estarão disponíveis em sistemas PCIe e de escala de rack.

Novas GPUs para desempenho em IA e estações de trabalho

As novas GPUs Intel Arc Pro B60 e B50 – baseadas na arquitetura Xe2 – incluem núcleos de IA Intel Xe Matrix Extensions (XMX) e unidades avançadas de ray tracing, trazendo recursos de alto desempenho para criadores, desenvolvedores e engenheiros.

Expandindo o portfólio de GPUs da Intel para profissionais, as novas GPUs Intel Arc Pro B60 e B50 são projetadas para cargas de trabalho exigentes de inferência de IA e aplicações de estações de trabalho. Com recursos voltados para IA, 24 GB e 16 GB de memória, respectivamente, e escalabilidade multi-GPU, a série Intel Arc Pro B oferece uma solução versátil para criadores, desenvolvedores de IA e profissionais.

Intel Gaudi 3
Imagem: Divulgação/Intel

As GPUs são otimizadas para estações de trabalho de AEC (arquitetura, engenharia, construção) e inferência, oferecendo estabilidade e desempenho por meio de uma ampla gama de certificações de fornecedores independentes de software (ISV) e software otimizado.

Compatíveis com drivers para consumidores e profissionais no Windows, as GPUs também suportam uma pilha de software conteinerizada no Linux para simplificar a implantação de IA, com melhorias e otimizações sendo implementadas progressivamente.

“A série Intel Arc Pro B demonstra o compromisso da Intel com a tecnologia de GPUs e parcerias no ecossistema,” disse Vivian Lien, vice-presidente e gerente geral de Gráficos para Clientes na Intel.

Com alta capacidade de memória e compatibilidade com software essencial, a série Intel Arc Pro B oferece soluções escaláveis e econômicas para criadores e desenvolvedores de IA. A Intel também revelou uma plataforma configurável de classe workstation baseada em Intel Xeon (codinome Project Battlematrix), projetada para reduzir obstáculos enfrentados por desenvolvedores de IA.

Essa plataforma suporta até oito GPUs Intel Arc Pro B60 de 24 GB, permitindo modelos de IA de médio porte (até 150 bilhões de parâmetros) e de alta precisão, com até 192 GB de memória de vídeo (VRAM).

Leia também: Intel Gaudi 3 estreia na IBM Cloud e supera GPUs H100 e H200 da NVIDIA em testes iniciais

A GPU Intel Arc Pro B60 estará disponível para amostras por parceiros fabricantes de placas como ASRock, Gunnir, Lanner, Maxsun, Onix, Senao e Sparkle a partir de junho de 2025. A GPU Intel Arc Pro B50 estará disponível por meio de revendedores autorizados da Intel a partir de julho de 2025.

Intel Arc GPUs

Intel Gaudi 3 com suporte para PCIe e escala de rack

A arquitetura Gaudi em escala de rack é otimizada para a execução de grandes modelos de IA e se destaca em inferência em tempo real com baixa latência. Essas configurações reforçam o compromisso da Intel com uma infraestrutura de IA aberta, flexível e segura, apoiando tanto designs personalizados quanto os do Open Compute Project (OCP) para provedores de serviços em nuvem (CSPs).

Placas PCIe Gaudi 3 suportam inferência de IA escalável em ambientes de servidores de data center já existentes. Utilizando modelos de IA como o Llama, clientes de pequenas empresas a grandes corporações se beneficiam da flexibilidade de executar modelos que vão do Llama 3.1 8B ao Llama 4 completo (Scout ou Maverick), graças às configurações escaláveis. As placas PCIe Gaudi 3 estarão disponíveis no segundo semestre de 2025.

Sistemas em escala de rack
Imagem: Divulgação/Intel.

Referências de sistemas em escala de rack Gaudi 3 são projetadas para flexibilidade e escala, suportando até 64 aceleradores por rack e oferecendo 8,2 terabytes (TB) de memória de alta largura de banda.

Com um design modular e aberto que evita dependência de fornecedores, um sistema de cabeamento traseiro e conexões blind-mate 2D de rack completo simplificam a instalação e manutenção. Com refrigeração líquida, esses sistemas oferecem alto desempenho e ajudam a manter o custo total de propriedade (TCO) sob controle.

Intel AI Assistant Builder: agora disponível

Após sua estreia na CES 2025, o Intel AI Assistant Builder – uma estrutura de software leve e aberta para criar e executar agentes de IA personalizados localmente em PCs com IA baseados em Intel – está agora disponível em versão beta pública no GitHub.

Com novas soluções inovadoras sendo apresentadas na Computex por empresas como Acer e ASUS, o Intel AI Assistant Builder permite que desenvolvedores e parceiros criem e implementem rapidamente agentes de IA para suas próprias organizações e clientes diretos.

Em Taiwan, Intel celebra 40 anos

Os lançamentos desta semana coincidem com o 40º aniversário da Intel em Taiwan – marcando quatro décadas de colaboração, inovação e sucesso compartilhado em torno da arquitetura x86 com um dos ecossistemas de tecnologia mais dinâmicos do mundo.

À medida que as aplicações de IA de alto desempenho aumentam a demanda por poder computacional, a arquitetura x86 continua desempenhando um papel central na aceleração da inovação para clientes e usuários.

“Nos últimos 40 anos, o poder da nossa parceria com o ecossistema de Taiwan impulsionou inovações que mudaram nosso mundo para melhor,” disse Lip-Bu Tan, CEO da Intel. “Esta semana, estamos renovando nosso compromisso com nossos parceiros à medida que trabalhamos para construir uma nova Intel para o futuro. Juntos, criaremos produtos incríveis que encantam nossos clientes e aproveitam as oportunidades empolgantes à frente”, destacou.

Conteúdo Relacionado
Imagem abstrata para gráficos Intel

Depois de Celestial

Suposto documento da Intel menciona Xe4, a arquitetura Druid para GPUs

Adicionar aos favoritos o Link permanente.