Era tão difícil? Gigabyte lança placa de vídeo com cabo de energia escondido

A Gigabyte anunciou oficialmente a GeForce RTX 5090 AORUS Master Ice STEALTH, modelo que se diferencia por adotar um conector de energia oculto, reposicionando o tradicional cabo de alimentação para fora da área visível do sistema. A novidade representa uma resposta direta a uma preocupação recorrente do risco de superaquecimento ou até mesmo derretimento de conectores de energia em placas de vídeo de alto desempenho.

A nova RTX 5090 AORUS Stealth ICE é, na prática, uma variação da já existente RTX 5090 AORUS Master ICE, mantendo as especificações técnicas, mas com uma alteração significativa na forma como o cabo de alimentação é integrado ao design.

Imagem: Gigabyte/Videocardz (Reprodução)

O conector de 16 pinos foi realocado para a parte traseira do PCB, ficando escondido atrás da ventoinha do lado direito, no mesmo local onde o ar quente é expelido pelo dissipador de calor.

  • Veja também: Conector de alimentação amarelo 12V-2×6 da MSI fica preto após queimar numa GeForce RTX 5090

Com isso, o cabo deixa de ocupar a parte superior da placa, o que contribui para um visual mais limpo no interior do gabinete e melhora a organização dos cabos.

Essa abordagem difere do que foi visto recentemente em modelos como a Sapphire NITRO+ RX 7900, que utilizam coberturas magnéticas para esconder os conectores.

Imagem: Gigabyte/Videocardz (Reprodução)

No caso da AORUS Stealth, o conector permanece acessível e visível, mas posicionado em uma área menos convencional, no canto inferior direito, próxima ao caminho usual de cabos SATA, dispensando qualquer modificação estrutural no gabinete.

Reposicionamento dispensa gabinetes personalizados

De acordo com a fabricante, não será necessário um gabinete específico para utilizar o novo layout, desde que haja espaço suficiente para curvar o cabo de forma segura.

Apesar da alteração no posicionamento, a potência do modelo segue exigente: a RTX 5090 é uma GPU de 575W, o que continua demandando atenção especial com o tipo de cabo, adaptador e fonte de alimentação utilizada.

Imagem: Gigabyte/Videocardz (Reprodução)
  • Veja também: Nova solução da Gigabyte promete reduzir temperaturas de SSDs em até 12ºC

A mudança, no entanto, pode contribuir para a redução do aquecimento local em torno do conector, um dos fatores que vinham sendo discutidos após os casos de derretimento identificados em gerações anteriores.

Especificações seguem as da versão Master ICE tradicional

Até o momento, a Gigabyte não detalhou todas as especificações completas nem listou oficialmente o modelo em sua página oficial, mas tudo indica que a versão Stealth compartilha as mesmas características de hardware da versão Master ICE.

Este movimento também pode antecipar uma tendência mais ampla no design de placas de vídeo topo de linha. Com o aumento do consumo energético em GPUs topo de linha, soluções que envolvam reposicionamento ou reforço estrutural dos conectores de energia devem se tornar cada vez mais comuns.

  • Veja também: Aparece mais um caso de conectores de energia derretendo com a RTX 5090

A adoção de conectores ocultos também pode influenciar o design de gabinetes, incentivando a adoção de layouts internos mais otimizados para esse tipo de montagem.

A GeForce RTX 5090 AORUS Master Ice STEALTH ainda não teve preço ou data de lançamento oficial revelados.

Via: Videocardz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.