Como fazer sucesso no Steam? Veterano indie diz que não há uma resposta

Trabalhando com o Steam desde 2009, quando lançou o game Time Gentleman, Please!, Dan Marshall acredita que é cada vez mais difícil saber o que vai ou não fazer sucesso na plataforma. Enquanto é essencial ter um produto bom, a grande quantidade de jogos disponíveis faz com que seja cada vez mais difícil saber o que vai explodir em popularidade.

À PC Gamer, ele afirma que é possível “escrever um milhão de ensaios” sobre os motivos de Balatro ter virado um sucesso. No entanto, ele acredita que nenhuma delas vai estar totalmente certa. Afinal, o jogo em questão se beneficiou de elementos como sorte a até mesmo do fato de ter sido banido temporariamente — o que inclusive ajudou a despertar a atenção de Marshall.

Como fazer sucesso no Steam? Veterano indie diz que não há uma resposta
Foto: Divulgação/Playstack

Embora não tenha uma fórmula de sucesso para os games que chegam ao Steam, o desenvolvedor afirma que alguns métodos antigos não funcionam mais. Se no passado bastava que um desenvolvedor ou produtor de conteúdo famoso falasse de um projeto para ele vender bem, agora nem mesmo isso é garantia de sucesso.

Ter sucesso no Steam é cada vez mais difícil

Marshall explica que é cada vez mais difícil de fazer sucesso no Steam devido a algo que é tecnicamente bom. Ao mesmo tempo que a loja deu mais espaço para diferentes vozes serem ouvidas, se tornou cada vez mais difícil que uma delas se destaque em meio à “gritaria” e às ondas intensas de lançamentos constantes.

Como fazer sucesso no Steam? Veterano indie diz que não há uma resposta
Foto: Divulgação/poncle

Ele também afirmou que nem mesmo a replicação de formulas de sucesso, como aquela seguida por Vampire Survirvors, é garantia de sucesso. “Não há nenhum ponto em dizer ‘ah, vamos fazer o que Vampire Survivors fez’ e colocar um jogo feio em Acesso Antecipado por um trocado e ver o que acontece. Porque qualquer que fosse o clima da época, ele já se foi”.

Marshall complementou afirmando que, no fim das contas, a melhor coisa que um desenvolvedor pode fazer é criar algo bom e ter esperança de que as coisas vão dar certo. Enquanto essa não é uma maneira muito esperançosa de conduzir um negócio, não há sinais de que o Steam vá tornar a vida de criadores independentes mais fáceis em um futuro próximo.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado
Baldur’s Gate 3 tem um final raro que só foi visto por 34 jogadores

📅 Até 26 de maio

Jogos em oferta na Steam; até 90% de desconto nesta semana

Adicionar aos favoritos o Link permanente.