Investimento em IA devem chegar a R$ 13 bi em 2025 e impactar e-commerce

Os investimentos em soluções e projetos de inteligência artificial (IA) no Brasil devem chegar a R$ 13,5 bilhões em 2025, segundo análise feita pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). Tal estimativa poderá impulsionar o setor de e-commerce, principalmente nas áreas de marketing e atendimento ao cliente. 

  • 10 cursos de IA online do nível básico à especialização
  • Agentes autônomos, modelos eficientes e mais: 6 tendências de IA para 2025

Com a projeção de crescimento de 30% a partir do valor de investimento para 2025, os números impulsionam o interesse na adoção da IA que, por sua vez, pode moldar a tomada de decisão e acelerar a transformação digital das empresas do setor. 

O diretor de inovação e pesquisa da E-goi, Daniel Alves, explica que, para as áreas de marketing digital, por exemplo, a IA é usada na criação de conteúdos automáticos, escolha de canais e horários de envio, assim como ajuda na análise do comportamento dos usuários e antecipação da necessidades dos consumidores tanto na divugalção, quanto para estabelecer estratégias nas plataformas de compras online.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A automação baseada em IA está transformando o marketing em algo mais estratégico, menos baseado em tentativa e erro, e mais ancorado em dados e contexto”, adiciona o diretor da plataforma de automação e marketing. 

Crescimento na demanda

O relatório da ABES também destaca a demanda da IA generativa nas empresas, com um aumento de 12% nos investimento nesta tecnologia em 2025. Daniel Alves aponta que a ferramenta ajuda empresas do setor de e-commerce a entregar a mensagem certa, pelo canal certo. 

“A inteligência artificial deixou de ser uma aposta para virar ferramenta de trabalho. No marketing, vemos cada vez mais empresas usando IA para personalizar ações, automatizar tarefas e melhorar o desempenho das campanhas”, explica Alves. 

O diretor da E-goi ainda aponta que, com o mercado em ebulição e o ecossistema tecnológico do país cada vez mais maduro, a tendência é que a IA esteja presente em quase todas as áreas das empresas nos próximos anos. 

Leia mais:

  • Quando o cashback vale a pena?
  • O que significa “melhor dia de compra” no cartão?
  • 3 tendências de desenvolvimento de software para 2025, segundo o GitHub

VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.