10 cenas de ação mais insanas de Missão: Impossível

Pular de penhascos em uma moto, ficar pendurado na asa de um avião em movimento e escalar um prédio altíssimo sem um equipamento de segurança reforçado. Coisas assim podem parecer insanidades para você, mas não para Tom Cruise, astro da franquia Missão: Impossível, que chega às telonas mais uma vez com seu oitavo filme nesta quinta-feira (22).

  • Missão Impossível 8: Tom Cruise planeja fazer filmes até os 100 anos
  • Missão: Impossível – O Acerto Final divide a crítica entre elogios e ressalvas

Trazendo sequências de tirar o fôlego, Missão: Impossível se tornou popular entre o público por contar com cenas de ação eletrizantes que, muitas vezes, mostram Cruise arriscando a própria vida como dublê. Com Missão: Impossível – O Acerto Final não será diferente graças ao legado da saga de espionagem em sempre proporcionar ao público sequências tão empolgantes que é impossível não sentir toda a adrenalina.

Cenas de ação mais insanas de Missão: Impossível

Pensando nessa tradição da franquia, o Canaltech selecionou as 10 cenas de ação mais insanas de Missão: Impossível para te ajudar a preparar o coração com a estreia do oitavo longa-metragem. Confira mais detalhes sobre as sequências a seguir:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • O assalto na sede da CIA (Missão: Impossível)
  • Escalada no Burj Khalifa (Missão Impossível – Protocolo Fantasma)
  • Fuga do trem (Missão: Impossível – Acerto De Contas)
  • Mergulho no tanque (Missão: Impossível – Nação Secreta)
  • O salto HALO (Missão: Impossível – Efeito Fallout)
  • Perseguição no ar de helicóptero (Missão: Impossível – Efeito Fallout)
  • O ataque da ponte (Missão: Impossível 3)
  • Perseguição de motocicletas e luta na areia (Missão: Impossível 2)
  • Infiltrados no Kremlin (Missão: Impossível – Protocolo Fantasma)
  • Perseguição no túnel (Missão: Impossível)

O assalto na sede da CIA (Missão: Impossível)

 

Nada como começar a falar sobre as cenas de ação mais insanas de Missão: Impossível com a sequência mais clássica da franquia. Sim, estamos falando do famoso momento em que Ethan Hunt (Tom Cruise) se infiltra na sede da CIA para roubar dados sigilosos que podem limpar seu nome depois que ele cai em uma cilada.

Por mais batida que a cena possa parecer diante de todas as outras sequências eletrizantes da franquia, a imagem de Tom Cruise descendo do teto pendurado apenas por um cabo para não acionar os sensores da sala segue sendo uma das mais famosas de Missão: Impossível.

E não é à toa: sob comando do diretor Brian De Palma (Scarface), a cena consegue transmitir ao público toda a adrenalina envolvendo a ação de Ethan, que precisa roubar as informações de um computador sem acionar nenhum sensor que revele sua presença.

Escalada no Burj Khalifa (Missão Impossível – Protocolo Fantasma)

 

Outra famosa cena de ação de Missão: Impossível que ainda dá o que falar hoje em dia está no quarto filme da franquia, Protocolo Fantasma. Ponto de partida para o espírito insano que dominou os próximos longas da saga, a sequência mostra Ethan Hunt e companhia tentando aplicar um golpe que aconteceria em uma suíte do Burj Khalifa, um arranha-céu em Dubai que é um dos mais altos do mundo.

Mas é claro que nada seria tão fácil para o agente: para conseguir realizar a missão, Ethan se vê obrigado a escalar o prédio, já que a única maneira de acessar os servidores é entrando pelo lado de fora. O resultado é uma cena repleta de adrenalina, como o povo adora.

Para melhorar ainda mais a insanidade por trás da sequência, Tom Cruise agiu como seu próprio dublê e realmente escalou o Burj Khalifa com a ajuda da equipe de filmagens (e alguns cabos de segurança para evitar estragos).

Fuga do trem (Missão: Impossível – Acerto De Contas)

 

Um dos filmes mais elogiados da franquia, Missão: Impossível – Acerto De Contas é o sétimo longa da saga de espionagem, e ele também tem sua grande parcela de cenas insanas de ação, como a sequência do trem no final.

Depois de insanamente pular de uma montanha em cima de uma moto (“Tom Cruise dublê” ataca mais uma vez), Ethan Hunt se vê no meio de uma perseguição dentro de um trem que resulta em uma das sequências mais megalomaníacas da franquia depois que o transporte começa a se partir em pedaços.

O clímax da cena deixa tudo ainda mais intenso quando o trem desgovernado chega a um penhasco e Ethan e Grace (Hayley Atwell) precisam escapar antes que o transporte despenque. Com parte dos vagões na vertical, a agonia de vê-los tentando subir ao topo antes do pior é, sem dúvida, um dos momentos mais tensos de toda a franquia.

Mergulho no tanque (Missão: Impossível – Nação Secreta)

 

Quanto tempo você consegue ficar debaixo d’água sem respirar? Se a resposta foi “poucos segundos” ou até “um minuto”, saiba que Tom Cruise conseguiu quebrar um recorde na época das gravações de Missão: Impossível – Nação Secreta ao ficar seis minutos submerso.

A cena do mergulho no tanque é, muitas vezes, lembrada pelo impressionante feito de Cruise nas filmagens, mas a sequência em si também merece ser mencionada como uma das mais insanas da franquia.

Na trama, Hunt precisa entrar em um cofre aquático cujo sistema de alerta é sensível a qualquer tipo de metal. Sendo assim, ele precisa mergulhar sem equipamento, contando apenas com o simples ato de segurar a respiração debaixo d’água para completar a missão.

A sequência que você vê no filme é basicamente o que Cruise fez nas filmagens, segurando a respiração com a ajuda de técnicas de mergulhadores profissionais, sem sair da água uma vez sequer durante seis minutos.

O salto HALO (Missão: Impossível – Efeito Fallout)

 

Considerado por muitos como o melhor filme da franquia, Missão: Impossível – Efeito Fallout conquistou o público com algumas das cenas de ação mais tensas e insanas da saga de espionagem. Uma delas é a do famoso salto HALO, quando Hunt e Walker (Henry Cavill) pulam de um avião para entrar em uma festa em Paris despercebidos.

Para aqueles que não conhecem o termo, o salto HALO é uma técnica militar chamada “High Altitude, Low Opening”, que em bom português pode ser traduzida como “Alta Atitude, Baixa Abertura”. O salto consiste em pulo de uma grande altitude, caindo em queda livre para só abrir o paraquedas perto do solo como uma forma de não ser detectado em áreas inimigas.

Em Efeito Fallout, Cruise realmente fez o salto HALO depois de passar por um intenso treinamento. Na frente das câmeras, a cena foi feita em um único take, com um toque de CGI no céu sendo adicionado depois para dar uma adrenalina maior à sequência.

Perseguição no ar de helicóptero (Missão: Impossível – Efeito Fallout)

 

Já que estamos falando das cenas insanas de Missão: Impossível – Efeito Fallout, vale mencionar também a perseguição de helicópteros que encerra a produção em grande estilo. Com Cruise novamente atacando de dublê, a sequência mostra Hunt em uma perseguição aérea com helicópteros contra Walker (Henry Cavill).

Tudo começa quando Hunt tenta sequestrar um helicóptero em pleno voo, o que já dá um gostinho da adrenalina que a cena provoca. Assim que consegue tomar posse da aeronave, Hunt inicia uma perseguição para impedir que Walker dê início a uma destruição nuclear.

O que vemos na cena é uma sequência completamente absurda de ação que chega até a uma luta mortal em um penhasco, adicionando um ingrediente a mais de adrenalina para testar o coração do público.

O ataque da ponte (Missão: Impossível 3)

 

Dirigido por J.J. Abrams (Star Wars: O Despertar da Força), Missão: Impossível 3 também tem uma das sequências de ação mais desafiadoras da franquia. Situada em uma ponte, a cena mostra Ethan Hunt caindo em uma emboscada durante uma tentativa do IMF de transportar o antagonista Davian (Philip Seymour Hoffman) para a prisão.

Porém, tudo acaba dando errado quando os capangas de Davian interferem, dando início a uma cena de ação tão empolgante que até garantiu uma das marcas registradas de Cruise na franquia: o ator correndo como se sua vida dependesse disso.

Com a explosão de um míssil à vista, Hunt precisa correr na ponte em uma velocidade à la Flash para escapar com vida. Ele consegue, mas não antes de ser dolorosamente arremessado em um carro com a explosão – e é claro que Cruise também fez isso sem a ajuda de um dublê.

Perseguição de motocicletas e luta na praia (Missão: Impossível 2)

 

O segundo filme de Missão: Impossível pode até não ser o mais querido da franquia, mas ele tem uma das cenas de ação mais eletrizantes da saga de espionagem. Com direito a uma luta na praia e a uma intensa perseguição em motocicletas, o longa coloca Ethan Hunt em um tenso teste de sobrevivência.

Fugindo de Sean Ambrose (Dougray Scott) para salvar a cura de um vírus mortal, Hunt embarca em uma corrida eletrizante em cima de uma moto com acrobacias perigosas que mostram toda a sua habilidade no veículo. Em meio às chamas e até mesmo a tiros, Hunt enfim colide no ar com o antagonista, encerrando o embate em uma luta corpo a corpo na praia que tira o fôlego de qualquer um.

Infiltrados no Kremlin (Missão: Impossível – Protocolo Fantasma)

 

Em Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Ethan Hunt e sua equipe assumem a perigosa tarefa de se infiltrar no Kremlin, um complexo fortificado na Rússia, em busca de um arquivo secreto. Com Hunt e Benji (Simon Pegg) disfarçados com as clássicas máscaras realistas, a sequência também conta com um dos momentos mais insanos (e até engraçados) da franquia.

Nela, Hunt e Benji conseguem entrar no Kremlin sem levantar muitas suspeitas sobre suas verdadeiras identidades. Porém, com a dupla infiltrada em um local altamente vigiado, um dispositivo inusitado foi necessário: uma parede de invisibilidade, recurso usado pelos agentes da IMF para criar uma ilusão de camuflagem e, assim, evitar a exposição em campo inimigo.

Com um clima bastante tenso, a dupla tenta chegar até a sala onde o arquivo está guardado usando o dispositivo de invisibilidade, correndo o risco dos dois serem pegos a qualquer momento.

Perseguição no túnel (Missão: Impossível)

 

A perseguição do túnel no primeiro filme de Missão: Impossível também impressiona até os dias atuais com toda a adrenalina envolvendo o confronto final entre Ethan Hunt e Jim Phelps (Jon Voight). Na sequência, o agente secreto acaba no meio de uma intensa perseguição que o coloca em cima de um trem de velocidade altíssima.

Com um helicóptero atrás dele dentro do túnel, Ethan ainda é quase decapitado pelas hélices do transporte aéreo, enquanto ele tenta se segurar no trem em movimento. Honrando o gênero no qual faz parte, a cena marcou o início da jornada de Missão: Impossível com tudo aquilo que fez da saga uma das mais impressionantes do cinema.

Leia também:

  • Tom Cruise | 6 vezes que o ator arriscou a vida em seus filmes
  • Missão Impossível: o ranking do pior ao melhor antes do Acerto Final
  • Missão Impossível | Qual a ordem para assistir aos filmes?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.