Penha começa a receber também os primeiros Marcopolo Paradiso G8 1800 DD com chassi Volvo de 510cv

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A Penha, empresa rodoviária do Grupo Comporte, está recebendo da Marcopolo as suas primeiras unidades do modelo Paradiso G8 1800 DD com chassi Volvo. A empresa começou a receber neste mês as primeiras unidades da oitava geração da Marcopolo, sendo 17 unidades na versão 1050 e outras 15 do modelo double decker, das 15 unidades, dez utilizarão a motorização da marca sueca e as outras 5 unidades são com motorização Mercedes-Benz.

Além da renovação de frota com modelos da Marcopolo, a Penha também está adquirindo novos ônibus da fabricante de Joinville (SC), a Busscar, são modelo da família NB1, entre eles, são trinta unidades do novo Panorâmico DD, modelo double decker lançado pela fabricante catarinense. A primeira unidade já foi finalizada neste fim de semana e está sendo preparada para a entrega, conforme publicado com exclusividade pelo Ônibus & Transporte, em parceria com a página Ônibus, Minha Segunda Casa, que esteve presente na apresentação do novo ônibus direto da fabrica.

E foi também neste fim de semana que foram flagrados pelo fotógrafo Jovani Ceccin, nas imediações da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), onde a Marcopolo produz seus modelos rodoivários double decker, as primeiras unidades do modelo G8 com chassi Volvo.

Essas unidades flagradas estão equipadas com o chassi Volvo B510R 8×2 Euro 6, que utiliza o motor D13K Euro 6 de 13 litros, desenvolvido pela própria Volvo, é capaz de entregar 500 cv de potência de 1.530 a 1.800 rpm e 2500 Nm de troque máximo entre 980 a 1.270 rpm, o modelo também é equipado com o consagrado freio motor Volvo – VEB+, com um poder de frenagem de 510 cv a 2.300 rpm. Além dos números consagrarem o B510R como o modelo rodoviário mais potente do Brasil, oferendo maior segurança, menor consumo de combustível e menor nível de ruído, os novos ônibus da Penha também atendem as novas normas de redução na emissão de poluentes Proconve P-8/Euro 6.

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Todas as unidades estão equipadas está equipada com tecnologias de direção semiautônomas, capazes de evitar acidentes por meio da frenagem de emergência. Essas tecnologias, integradas ao chassi, são comandadas pelo sensor ADAS, localizado na dianteira do veículo, em conjunto com um sistema de câmeras e sensores instalados no para-brisa.

O sensor também pode ser utilizado como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), permitindo que o motorista programe uma velocidade máxima e a distância do veículo à frente, reduzindo sua carga de trabalho, especialmente no trânsito de grandes cidades e durante longos deslocamentos.

Na configuração interna, os veículos oferecem dois tipos de serviço: no piso inferior, são 8 poltronas leito cama com cortinas de privacidade, dedicadas ao serviço Astor. No piso superior, são 46 poltronas semileito, que compõem o serviço Classis. Todas as poltronas contam com encosto para pernas, apoio de braços, tomadas USB, luz de leitura, saídas de ar e porta-copos individuais.

Assim como os demais veículos da frota da Penha, as novas unidades possuem sistema de ar-condicionado, janelas panorâmicas com cortinas, DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para acessibilidade, sanitário no piso superior, geladeiras, tomadas 110V no porta-pacotes, interfone, itinerário eletrônico e bagageiros amplos.

Imagens: Jovani Cecchin

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