Amazon prepara notebook dobrável para rivalizar com a Apple, diz Kuo

A Amazon poderá apresentar um dispositivo dobrável de grande porte entre os seus próximos produtos. A informação foi publicada pelo analista Ming-Chi Kuo, que sinalizou a chegada de um aparelho com tamanho próximo a um notebook. 

  • Como usar o Kindle | Usando pela primeira vez
  • Alexa | 280 comandos de voz que você precisa conhecer

Segundo a fonte, o projeto é semelhante ao Huawei MateBook Fold, apresentado pela Huawei nesta semana. Trata-se de um grande dispositivo que se dobra ao meio, com tela de 13 polegadas em modo compacto, e 18 polegadas aberto.

  • 💻 Compre seu próximo notebook com o WhatsApp do CT Ofertas 

Em sua publicação, Kuo disse que o produto da Amazon ainda estaria em fase prévia, sem ter fabricação oficialmente iniciada. Ele especulou que a produção em massa pode começar entre o final de 2026 ou 2027, caso o desenvolvimento avance conforme planejado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apple também prepara notebook dobrável 

A Apple também estaria cogitando o lançamento de um equipamento dobrável semelhante. O conceito do “iPad dobrável”, que também serviria como um notebook, já foi até mesmo associado a um anúncio antes do iPhone com tela flexível. 

Contudo, os planos da empresa parecem ter mudado. Kuo acredita que o grande dispositivo dobrável da Apple esteja programado para entrar em produção em massa no final de 2027 ou 2028, enquanto o iPhone dobrável tem lançamento previsto para o final de 2026.

De qualquer forma, o produto da Maçã teria cerca de 13 polegadas quando dobrado e 18,8 polegadas quando desdobrado — portanto, próximo das alternativas de Amazon e Huawei. 

Notebook dobrável Huawei MateBook Fold
Notebook dobrável da Amazon pode ser parecido com lançamento recente da Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

Para decidir se o aparelho será oficialmente um iPad ou um MacBook, a Apple precisará escolher se fará com que ele rodem o sistema operacional iPadOS ou MacOS, respectivamente. 

Embora tenha algumas linhas de produtos considerados populares, como os alto-falantes inteligentes Echo e os leitores digitais Kindle, a Amazon ainda não se aventurou no lançamento de um tablet/notebook com tecnologia suficiente para bater de frente com as gigantes. 

A companhia também tem sua linha de tablets Amazon Fire, voltada normalmente para tarefas mais simples e uso por crianças e adolescentes.

Leia mais no Canaltech:

  • Índice de satisfação com celulares cai em 2025, mostra pesquisa
  • Preço médio dos celulares subiu 88% em um ano no Brasil, aponta IDC
  • Apple quer ser mais cautelosa com anúncios após decepções com IA

Conheça os principais recursos do tablet Samsung Galaxy Tab S10 FE:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.