Protótipo de buggy lunar da NASA nunca irá à Lua, mas vai ajudar projeto reais

Com foco nas missões do programa Artemis, que levará humanos de volta à Lua, a NASA desenvolveu um protótipo de buggy lunar. A proposta é utilizar o veículo em testes na Terra para a criação do rover que transportará astronautas na superfície do satélite natural do nosso planeta.

  • Na mira dos cortes de Trump, NASA instala segundo estágio do foguete da Artemis
  • Você já viu as chaves de uma nave espacial? NASA faz cerimônia para a Orion

O protótipo da agência espacial norte-americana tem oito rodas e já foi usado para avaliar diferentes conceitos de rover, resultando na seleção das empresas Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab como fornecedoras dos veículos terrestres lunares (LTVs, na sigla em inglês).

“A Unidade de Testes em Solo ajudará as equipes da NASA na Terra a testar e compreender todos os aspectos das operações do rover na superfície lunar antes das missões Artemis”, destacou Jeff Somers, líder de engenharia da Unidade de Testes em Solo da NASA, em comunicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Requisitos do rover

Astronautas em veículos
Protótipo de buggy da NASA foi projetado em Houston, nos EUA (NASA/Bill Stafford)

Segundo a NASA, os rovers desenvolvidos pelas empresas parceiras devem ter características semelhantes às do protótipo, como a capacidade de transportar até dois tripulantes e de ser operados remotamente. Além disso, o veículo lunar precisa incluir múltiplos modos de controle, como condução manual, autonivelamento e autonomia supervisionada.

“Ter um protótipo da NASA do veículo que pilotaremos na Lua, disponível aqui na Terra, permite que diversas equipes testem suas funcionalidades enquanto adquirem experiência prática no desenvolvimento do hardware do rover”, afirmou a agência em nota.

O protótipo de buggy lunar foi projetado por engenheiros no Centro Espacial Johnson, localizado em Houston, no Texas, e está sendo testado no próprio centro por funcionários da NASA.

Leia também: 

  • Auroras em Marte! Rover da NASA capta fenômeno na luz visível pela 1ª vez
  • Curiosity, rover da NASA, revela pista importante de que Marte já foi habitável
  • Sonda orbital de Marte captura 1ª foto do rover Curiosity no planeta vermelho

VÍDEO | A LUA ESTÁ ENFERRUJANDO?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.