Gmail ganha IA mais inteligente que escreve como se fosse você

O Google anunciou um novo recurso para criar respostas personalizadas no Gmail com base nos hábitos de escrita e nas informações salvas em outros produtos da conta do usuário. A novidade recebeu o nome de “Personalized Smart Replies” (“Respostas personalizadas inteligentes”, em tradução livre) e foi revelada durante a conferência I/O, nesta terça-feira (20).

  • 5 recursos de inteligência artificial para usar no Gmail
  • Android, Google Lens e mais: 8 lançamentos icônicos do Google I/O

A função faz parte de uma série de funções relacionadas ao “contexto pessoal” do assistente Gemini, no qual a IA consegue sincronizar dados de plataformas como Documentos, Gmail, Drive e Planilhas para responder um assunto específico. A empresa afirma que todas as informações pessoais são protegidas e não podem ser acessadas por terceiros.

Como as respostas funcionam

O exemplo trazido pelo CEO do Google, Sundar Pichai, mostra uma situação em que uma pessoa pede dicas sobre uma viagem já feita pelo usuário. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No lugar de criar uma simples resposta em texto gerada por IA, o Gemini consegue identificar e-mails e arquivos no Drive e no Documentos sobre o tema. É possível selecionar comprovantes de reservas, itinerários e planilhas que envolvam o assunto principal do e-mail.

O assistente, então, cria um rascunho de mensagem que preserva o estilo de escrita do usuário e ainda importa os dados obtidos de outras plataformas para complementar o texto. A decisão final é sempre do usuário, que ainda pode editar o rascunho ou enviá-lo para o destinatário.

Gemini combina dados de diferentes produtos do Google para personalizar respostas (Imagem: Captura de tela/Clara Pitanga/Canaltech)

Disponibilidade

De acordo com o Google, as respostas personalizadas chegam para assinantes dos serviços pagos do Gemini, como o Workspace e o Gemini Advanced, a partir do terceiro trimestre deste ano, entre junho e setembro. De acordo com o site The Verge, o recurso será liberado somente em inglês na estreia. 

Leia também:

  • Material 3 Expressive: como o Android mudou nos últimos dez anos?
  • Como usar o Gmail | Guia Prático
  • Como criar e-mails com layout personalizado no Gmail

VÍDEO: Como proteger seu e-mail de vazamentos? Conheça o Alternative ID!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.