Victoria’s Secret adota ‘poison pill’ após bilionário australiano elevar participação na empresa

A Victoria’s Secret adotou um mecanismo de defesa conhecido como poison pill (ou pílula de veneno), depois que a empresa de investimentos do bilionário australiano Brett Blundy aumentou sua participação na fabricante de lingerie.

A medida — tecnicamente chamada de plano de direitos dos acionistas com duração limitada — tem o objetivo de “proteger contra táticas para assumir o controle da companhia sem pagar a todos os acionistas um prêmio justo por esse controle”, afirmou a presidente do conselho, Donna James.

Pelo plano, a Victoria’s Secret emitirá um direito por ação em 29 de maio, que só será ativado caso algum acionista adquira 15% ou mais de participação na companhia.

Participação na Victoria’s Secret

A BBRC International Private Limited, controlada por Blundy, vem aumentando sua fatia na Victoria’s Secret desde março, informou a empresa. Em abril, a BBRC já detinha cerca de 10,31 milhões de ações, o que equivale a 13% de participação.

A varejista também revelou que a BBRC comprou ações por quase três anos sem apresentar a documentação exigida — uma violação das regras antitruste dos EUA. A empresa de investimentos já regularizou sua situação, o que permitirá que aumente sua fatia para até 49,99% das ações com direito a voto após o período de espera obrigatório, que termina às 23h59 (horário de Nova York) desta quarta-feira (21), informou a direção da Victoria’s Secret.

O que é a ‘pílula de veneno’

A poison pill é como uma cláusula, que blinda uma companhia de tentativas de tomada de controle. A adoção da ‘pílula’ acontece num momento difícil para a Victoria’s Secret, que enfrenta queda na demanda à medida que os consumidores evitam compras mais caras, pressionados pela incerteza tarifária e pelo medo de recessão.

Segundo a Victoria’s Secret, a BBRC — que recentemente lançou um novo negócio de lingerie e beleza — tem um histórico de assumir o controle de marcas de varejo. A empresa de Blundy já apoiou nomes como a marca de calçados Bared Footwear e a rede de cosméticos Oz Hair & Beauty.

A BBRC não respondeu ao pedido de comentário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.