Meta anuncia expansão de cabo submarino no Rio Grande do Sul

A Meta anunciou nesta terça-feira (20) a expansão do seu cabo submarino Malbec. A estrutura, que já tem 2,5 mil quilômetros de extensão, passará a ter um ponto de conexão em Porto Alegre (RS). 

  • Como são instalados os cabos submarinos?
  • Como é feita a manutenção dos cabos submarinos?

Como destacou a companhia, essa será a primeira vez que um cabo submarino internacional chegará ao estado do Rio Grande do Sul. Na prática, isso deve trazer melhor conectividade à população local e aos estados de Santa Catarina e Paraná.

  • 🤩 Encontre os melhores produtos no WhatsApp do CT Ofertas 

Além disso, Porto Alegre se tornará o primeiro hub de conectividade internacional da região sul do Brasil. Isso significa que a estrutura também permitirá conexões mais rápidas na Argentina, no Chile, no Paraguai e no Uruguai.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Expansão cabo submarino Malbec Brasil
Expansão de cabo submarino promete melhorar internet na regisão Sul (Imagem: Divulgação/Meta)

De acordo com Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para a América Latina, a expansão do cabo tem o potencial de beneficiar milhões de pessoas na América do Sul:

 “A expansão do Malbec […] contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos para empresas e melhorando serviços ao consumidor.”

O Malbec entrou em operação em 2021, e já fornece conexões em cidades como o Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Buenos Aires (Argentina).

Cabo Malbec
Cabo Malbec ganhará extensão para chegar a Porto Alegre (Imagem: Captura/Submarine Cable Map)

As obras serão feitas em parceria com a empresa V.tal, especializada em infraestrutura digital neutra. A conclusão do projeto está prevista para 2027.

Felipe Campos, CEO da V.tal, ressaltou que o impacto desse projeto será significativo para a economia digital local:

“Todos os países do Cone Sul serão beneficiados com esse novo ecossistema, sem falar nos usuários finais e empresas que terão uma melhor experiência no uso da internet e aplicações digitais.”

Cabos submarinos prometem levar mais desenvolvimento à região Sul

O anúncio é considerado ainda mais relevante em um contexto posterior às enchentes de 2024, que prejudicaram a infraestrutura de telecomunicações do Rio Grande do Sul. O governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que o investimento se alinha ao plano de desenvolvimento da região. 

“Este investimento […] fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação”

Com cobertura nos oceanos de todo o planeta, os cabos submarinos são considerados elementos essenciais para a infraestrutura digital global. Atualmente, eles sustentam as comunicações internacionais e a internet como um todo.

Leia mais no Canaltech:

  • Fabricante do iPhone investe R$ 8,5 bilhões na Índia e “foge” dos EUA
  • Amazon prepara notebook dobrável para rivalizar com a Apple, diz Kuo
  • Índice de satisfação com celulares cai em 2025, mostra pesquisa

Saiba a importância dos cabos submarinos para a conexão mundial

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.