Moraes aceita denúncia de 10 dos 12 envolvidos do núcleo 3 do julgamento

Moraes aceita denúncia de 10 dos 12 envolvidos do núcleo 3 do julgamentoRedação GPS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu parcialmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o núcleo 3 da tentativa de golpe de Estado. Moraes, que é o relator do caso, votou para transformar 10 dos 12 denunciados pela trama em réus.

Para Moraes, general Nilton Diniz Rodrigues e o coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães não devem se tornar réus pelos crimes por ausência de provas. “Em relação a dois denunciados, entendo não presentes os elementos necessários para justa causa. Em relação a Cleverson Magalhães e Nilton Diniz Rodrigues, os pressupostos necessários para configuração de justa causa para abertura de ação penal não estão presentes”, afirmou.

Os que foram votados para se tornarem réus foram: Bernardo Romão Correa Netto (coronel); Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (general da reserva); Fabrício Moreira de Bastos (coronel); Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel); Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel); Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel); Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel); Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel); Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel); e Wladimir Matos Soares (agente da Polícia Federal).

O núcleo 3 foi denunciado por crime de envolvimento em organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. De acordo com a PGR, o grupo promoveu ações táticas para concretizar o golpe de Estado. Uma delas seria a pressão para pressionar o Alto Comando das Forças Armadas a aderir a trama, além de serem suspeitos de elaborarem um plano para matar autoridades.

The post Moraes aceita denúncia de 10 dos 12 envolvidos do núcleo 3 do julgamento first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.