Quanto custaria um Fusca da década de 1990 hoje, com a inflação?

O Volkswagen Fusca é um ícone da indústria automobilística mundial e, no Brasil, é amado por colecionadores até hoje, décadas após sua aposentadoria definitiva.

  • Quais são os carros pequenos e baratos no Brasil?
  • 5 carros para comprar com preços entre R$ 30 mil e R$ 50 mil

Trazido “de volta à vida” pelo ex-presidente da República Itamar Franco, em 1993, o Fusca sobreviveu mais algum tempo no mercado até se aposentar definitivamente, três anos mais tarde.

Por conta de tudo o que esse carro “imortal” representa para a marca alemã e para todo o cenário automotivo, fica uma dúvida: quanto custaria um Volkswagen Fusca da década de 1990 hoje, com a inflação?


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É isso o que o CT Auto vai revelar nesse conteúdo. Confira.

Fusca “do Itamar” voltou à vida no início da década de 1990 (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Quanto custava um Volkswagen Fusca na década de 1990?

Você que acompanha o CT Auto de perto sabe que, antes de revelar qual seria o valor de um Fusca em 2025, com a correção da inflação, é preciso saber, antes de mais nada, quanto ele custava na década de 1990.

De acordo com as pesquisas que realizamos, um Fusca 1994, em sua versão mais simples, saía por R$ 7.243,00 no ano em questão. Esse é o ponto de partida para a nossa boa e velha matemática.

 

Quanto custaria um Fusca em 2025, com a inflação?

Agora que sabemos que um Fusca 1994 custava R$ 7.243,00 em julho daquele ano, ficou fácil calcular quanto custaria esse ícone da Volkswagen 31 anos depois, em março de 2025.

Para isso, colocamos o valor inicial na calculadora do IBGE e, assim, descobrimos qual o percentual de variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre as duas datas.

O cálculo apontou um reajuste de 745,15% em cima do preço inicial, o que faria um Volkswagen Fusca 1994 custar hoje, com a inflação, R$ 61.214,16, preço digno de um verdadeiro “carro popular” (embora o conceito tenha se perdido nos dias atuais).

Fusca é, até hoje, um dos carros mais queridos pelos brasileiros (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

No mercado de usados, coincidentemente, o valor cobrado hoje por um “Fusca do Itamar” é apenas um pouco mais baixo. O carro, que como dissemos é item de colecionador, pode custar até R$ 44,5 mil, segundo a Tabela Fipe.

Leia também:

  • Quanto custaria um Gol GTI 1989 hoje, com a inflação?
  • Dia do Fusca: 5 curiosidades sobre um dos carros mais vendidos da história

Vídeo: Qual foi o primeiro carro elétrico do mundo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.