Qualcomm lança painel de controle para ajuste da GPU em notebooks com Snapdragon X Elite

A Qualcomm lançou um novo software em fase beta que vai ajudar seus usuários a configurar de maneira mais precisa a GPU integrada em processadores Snapdragon X Elite. O Adreno Control Panel já está disponível para download no site oficial da companhia.

Quem já usou o NVIDIA App ou o AMD Adrenalin Software, deve entender imediatamente do que se trata o novo painel de controle da Qualcomm. O software ajuda a manter os drivers do Snapdragon X Elite atualizados e facilita a configuração em detalhe de jogos detectados.

Ferramenta ajuda a configurar jogos no Snapdragon X Elite
Fonte: Qualcomm

No exemplo acima vemos Horizon Zero Dawn Complete Edition, onde o painel de controle deixa ajustar até o nível de detalhes do mini-mapa do jogo. É possível estabelecer um limite para a taxa de quadros por segundo, ajustar a qualidade de texturas e por aí vai. Essas configurações devem ajudar a extrair uma performance otimizada do Snapdragon X Elite para o gosto do usuário.

É possível criar diferentes perfis de uso, além de salvar ajustes específicos para cada jogo detectado. Além disso, na parte de atualizações, o Adreno Control Panel separa o que são updates do driver da GPU e do próprio software.

Tela de update de drivers do app
Fonte: Qualcomm

Usuários do Snapdragon X Elite já podem baixar o painel de controle

O Adreno Control Panel ainda está em fase beta, mas está disponível para download gratuito no site da Qualcomm. É necessário, no entanto, ter uma conta ou fazer login para liberar o aplicativo.

Aparentemente o app é compatível apenas com a versão Elite do Snapdragon X, e a Qualcomm não fala de planos para estender seu alcance para a versão mais acessível de seu componente para notebooks com Windows baseado em ARM. Possivelmente porque apenas o Snapdragon X Elite foi promovido como uma solução para jogos.

Notícias relacionadas:

  • Apenas 720 mil dispositivos Snapdragon X foram vendidos no Q3 de 2024
  • Snapdragon X2 pode ter até 22% mais performance que a geração atual [RUMOR]
  • Qualcomm anuncia seu retorno aos data centers com projeto na Arábia Saudita

Por fim, vale mencionar que o Adreno Control Panel suporta oficialmente drivers para APIs Vulkan, DirectX 11 e DirectX 12.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.