Novo Concurso Público da Polícia Federal cobra criptomoedas como conhecimento específico

Avião e viaturas da PF em operação em aeroporto polícia criptomoedas

O novo concurso público para cargos na Polícia Federal (PF) do Brasil apresenta novos conteúdos para os interessados, inclusive cobrando conhecimentos em criptomoedas e blockchain para o cargo de Perito Criminal Federal, área Informática Forense. Publicado na última terça-feira (20), o novo edital prevê a participação de interessados em vários cargos.

Chama atenção que o Perito Criminal Federal de Informática Forense chega com um salário inicial de R$ 26.800,00, além de outros benefícios.

Além disso, o cargo prevê que o novo servidor público trabalhe 40 horas por semana, devendo investigar crimes em ambiente cibernético. Ao todo, o edital disponibilizado pela banca da Cebraspe indica que há 17 vagas de ampla concorrência, 2 para pessoa com deficiência e outras 5 para pessoas pretas e pardas, somando 24 vagas ao todo para o cargo.

Primeiro concurso da Polícia Federal a cobrar conhecimentos em criptomoedas

Como o primeiro concurso público da Polícia Federal a cobrar conhecimentos em criptomoedas, o Edital nº 1/PF chamou atenção dos investidores e fãs da tecnologia. Isso porque, nos últimos anos a polícia tem combatido vários crimes no Brasil, sendo que alguns utilizaram as criptomoedas.

Assim, a cobrança para o cargo de Perito Criminal Federal de Informática Forense surge como conhecimento específico da profissão. Além disso, o conhecimento em blockchain é um outro tópico apresentado no edital, que também deve passar pelos estudos dos candidatos.

9 Criptografia. 9.1 Sistemas criptográficos simétricos e assimétricos. 9.2 Certificação digital. 9.3 Modos de operação de cifras. 9.4 Algoritmos RSA, AES, ECC, IDEA, Twofish, Blowfish, 3DES e RC4. 9.5 Protocolo Diffie-Hellman. 9.6 Hashes criptográficos: algoritmos MD5, SHA-1, SHA-2, SHA-3, colisões. 9.7 Técnicas: força bruta, criptoanálise, canal lateral, ataques de texto conhecido/escolhido, Man-in-the-Middle (MITM). 9.8 Protocolo Signal. 9.9 Blockchain. 9.10 Criptomoedas“, diz trecho do edital analisado pelo Livecoins.

Os participantes deste cargo e de todos os outros peritos devem estudar também Lingua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Noções de Criminalística, Direitos Humanos e Raciocínio Lógico.

Datas importantes previstas no edital

Com o edital disponível ao público, os candidatos devem se esforçar para obter os conhecimentos necessários para investidura no cargo desejado.

Contudo, observar as datas do edital também fazem parte do processo. Assim, as inscrições começam no dia 26/5 (10h) e vão até o dia 13/6/2025 (18h). O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguir isenção vai até o dia 20 de junho.

Já no dia 14 de julho de 2025, a Cebraspe deve divulgar os locais de prova. Desta forma, no dia 27/7/2025 os candidatos devem as provas objetivas e discursivas.

A divulgação final dos resultados das provas escritas ocorrerá no dia 5/9/2025. Os aprovados que devem realizar prova de aptidão física devem se preparar para as datas 13 e 14/9/2025.

A expectativa é de que até o dia 9 de abril de 2026 os candidatos saibam se foram aprovados ou não. O edital terá validade de seis meses após a divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado por mais uma vez.

Fonte: Novo Concurso Público da Polícia Federal cobra criptomoedas como conhecimento específico

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.