Apple teria barrado estreia da loja Xbox mobile, segundo Microsoft

A Microsoft acusa a Apple de ter impedido o lançamento da loja Xbox mobile no ecossistema iOS. A empresa afirma que as políticas da dona do iPhone travaram a estreia da plataforma, mesmo após um planejamento iniciado em 2024. A informação consta em um documento enviado à Justiça dos Estados Unidos, no qual a Microsoft também declara apoio formal à Epic Games na disputa legal contra as regras da App Store.

Leia também: Fortnite é bloqueado novamente na Apple App Store

Loja do Xbox 360 vai ser encerrada em 2024
Foto: Divulgação/Xbox

De acordo com a Microsoft, a Apple atrapalhou os planos ao impedir que os usuários acessassem outras formas de pagamento fora do sistema da App Store. Além disso, a Apple criou regras chamadas de “anti-steering” que não deixam as empresas falarem com os usuários sobre essas outras opções. Por isso, a Microsoft diz que os custos para operar no iOS ficaram ainda mais altos.

Dessa forma, a empresa entregou um documento à Justiça durante o processo em que a Apple tenta mudar uma decisão anterior. Essa decisão permitiu que desenvolvedores, como a Epic Games, coloquem links e informem outras formas de pagamento dentro de aplicativos para iPhones. Como resultado, o jogo Fortnite voltou à App Store. A Microsoft quer fazer o mesmo com sua loja de jogos para celular.

Apple é acusada de restringir alternativas no iOS

A Microsoft afirma que, com a nova decisão da Justiça, deveria conseguir oferecer a loja por meio de um link externo. Isso deixaria os usuários comprarem itens fora do app e usarem esses itens em jogos no iPhone. Entretanto, a empresa disse que mesmo essa ideia foi bloqueada pela Apple.

Leia também: Epic Games acredita que Apple está atrasando a volta de Fortnite ao iOS

Xbox Series X vai ficar US$ 100 mais caro; jogos vão chegar a US$ 80
Foto: Divulgação/Microsoft

Além disso, a Microsoft quer deixar os jogadores comprarem e jogarem direto pelo aplicativo do Xbox no iOS. Porém, a Apple não permite que essas duas funções existam juntas. Atualmente, quem quiser jogar na nuvem precisa abrir o site do Xbox Cloud Gaming no navegador do celular. Isso acontece porque o aplicativo do Xbox no iOS não tem essa opção.

Por fim, a Microsoft afirma que, se a Apple ganhar o processo, ela conseguirá desfazer todas as mudanças com facilidade. Além disso, a empresa disse que já tem experiência com lojas de aplicativos e consegue adaptar suas soluções se for preciso.

Fonte: The Verge

Conteúdo Relacionado
Apple Pay agora é compatível com compras no PlayStation 5

Mais uma opção

Apple Pay agora é compatível com compras no PlayStation 5

Adicionar aos favoritos o Link permanente.