Para China, Negociações com os EUA Precisam Ser Multilaterais

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Durante reunião do Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Genebra, a China enfatizou que o multilateralismo é indispensável nas negociações com os Estados Unidos, para que o mercado global saia da turbulência. “Às vezes, o bilateralismo pode funcionar, mas a China acredita que o multilateralismo é a escolha inevitável e definitiva para enfrentar os desafios globais”, escreveu a missão do país em comunicado divulgado nesta quarta-feira (21). “Precisamos encontrar a saída”, acrescentou.

A China e dezenas de outros países foram atingidos por uma série de tarifas recíprocas anunciadas em abril pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Somente a partir do dia 12 de maio, americanos e chineses deram início a negociações para aliviar o desequilíbrio causado no mercado. A partir de então, os países anunciaram a redução das tarifas. Dessa forma, produtos vindos da China passaram a ser taxados em 30% ante 145%, enquanto os oriundos dos Estados Unidos foram de 125% para 10%.

Durante o evento desta quarta, a China pediu que os Estados membros estabilizem as relações comerciais e ancorem as medidas comerciais de acordo com as regras da OMC.

“Tarifas unilaterais e a ameaça de ‘tarifas recíprocas’ são como adicionar combustível ao fogo, o que é simplesmente errado. Uma ordem econômica e comercial internacional aberta, estável e baseada em regras atende aos interesses comuns de todos”, disse a China.

Os EUA pediram aos membros que resolvam o que chamaram de falhas nas relações comerciais, que causaram enormes déficits comerciais, e que reformem urgentemente o sistema da OMC.

“O sistema de comércio multilateral, da forma como está sendo construído atualmente, não tem sido capaz de lidar com os sérios desafios que o sistema enfrenta”, disse um comunicado dos EUA. A declaração acrescentou que os membros da OMC não abordaram os graves desequilíbrios comerciais e certas políticas que descreveu como contrárias aos princípios da OMC.

Quarenta e sete membros apoiaram um comunicado solicitado por Cingapura e Suíça na reunião, reafirmando seu compromisso em apoiar o sistema de comércio multilateral baseado em regras.

O post Para China, Negociações com os EUA Precisam Ser Multilaterais apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.