Teoria Situacional de Hersey e Blanchard: Liderança para SEFAZ/RJ

Neste artigo você terá um resumo acerca de Liderança, mais especificamente da Teoria Situacional de Hersey e Blanchard, o qual auxiliará você na preparação para o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ).

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ) foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.

Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca da Teoria Situacional de Hersey e Blanchard, dentro do tema Liderança, na parte de Administração.

Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.

Considerações iniciais

Atenção

Para iniciar esse resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.

A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Desse modo, para dirigir pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar.

Algumas das ações que são desenvolvidas nessa função são:

  • Conduzir os trabalhos para que seja colocado em prática tudo aquilo que foi organizado e planejado;
  • Usar a influência para orientar e motivar pessoas;
  • Está relacionada à liderança, coordenação, comunicação, motivação, relacionamento e interação, para que as pessoas desempenhem as atividades necessárias à concretização dos objetivos organizacionais propostos.

Liderança – conceitos gerais

Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:

  • Conforme preceitua Maximiano, Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
  • De acordo com Stogdill, a Liderança pode ser entendida como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento e o alcance de metas.

Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.

De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.

Nessa seara, a banca Cebraspe já cobrou essa parte introdutória em algumas questões de concursos. Portanto, fique atento!

Teoria Situacional de Hersey e Blanchard

atenção

Conforme a Teoria Situacional, o foco principal está nos liderados e não nos líderes.

Para Hersey e Blanchard, a escolha do melhor estilo de liderança depende da maturidade (ou prontidão) de cada um dos liderados (subordinados). Ou seja, o líder deve ser flexível e conseguir adaptar o seu estilo de liderança de acordo com a situação específica de cada subordinado.

De acordo com a teoria de liderança em análise, essa adaptabilidade se faz necessária pois os subordinados não são todos iguais. Cada um apresenta um nível de maturidade diferente.

E o que seria essa maturidade? Quando falam em maturidade, os autores se referem ao grau de motivação e capacidade/competência que o subordinado possui para realizar as tarefas.

Nesse sentido, de acordo com as variáveis motivação e capacidade/competência, Hersey e Blanchard destacaram 4 níveis de maturidade que um funcionário pode apresentar para a realização de determinada tarefa. São eles:

  • Maturidade 1 (M1);
  • Maturidade 2 (M2);
  • Maturidade 3 (M3);
  • Maturidade 4 (M4).

Veremos agora, com mais detalhes, cada um dos níveis de maturidade propostos pela teoria situacional de Hersey e Blanchard.

Maturidade 1 (M1)

De acordo com a teoria situacional, esse é o nível mais baixo de maturidade. Nele, o funcionário apresenta baixa motivação e baixa capacidade para a realização da tarefa. Ou seja, além do funcionário estar desmotivado, ele não possui as competências necessárias para a realização da tarefa.

Para esse nível de maturidade, o líder deve adotar uma postura diretiva. O estilo do líder deve ser o E1 (determinar, narrar, dirigir). O líder terá uma baixa preocupação com o relacionamento e alta orientação para a tarefa.

Maturidade 2 (M2)

Trata-se do nível moderado-baixo de maturidade. Nesse nível, o funcionário demostra alta motivação e baixa capacidade para a realização da tarefa. O funcionário encontra-se motivado, no entanto não possui as competências necessárias para a realização da tarefa.

Para esse nível de maturidade do subordinado, o líder deve adotar o estilo de liderança E2 (persuadir, vender). Há uma alta preocupação com relacionamento e alta orientação para a tarefa. O líder, ao mesmo tempo que foca na obtenção de resultados (tarefa), dá apoio, suporte e orientação ao funcionário, pois ele possui baixa competência para desempenhar as tarefas.

Maturidade 3 (M3)

Esse é o nível moderado-alto, de acordo com a teoria situacional. No nível M3, o funcionário demostra baixa motivação e alta capacidade para a realização da tarefa. No entanto, a despeito de sua capacidade para a realização da tarefa, o funcionário encontra-se desmotivado para realizá-la.

Para esse nível de maturidade do subordinado, o líder deve adotar o estilo E3 (compartilhar, participar). Há alta preocupação com relacionamento e baixa orientação para a tarefa.

Maturidade 4 (M4)

Esse é o nível mais alto de maturidade. Nesse nível, o funcionário demostra alta motivação e alta capacidade para a realização da tarefa. Desse modo, o funcionário possui as competências necessárias à realização da tarefa e está motivado para realizá-la.

Para esse nível de maturidade do subordinado, o líder deve adotar o estilo E4 (delegar). Há baixa preocupação com relacionamento e baixa orientação para tarefa. O líder delega a tomada de decisão aos subordinados.

Veja abaixo a imagem retirada do PDF do Estratégia Concursos que ilustra a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard:

Teoria Situacional

Para finalizar

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você considerações importantes acerca da Teoria Situacional de Hersey e Blanchard, dentro do tema Liderança para o concurso da SEFAZ/RJ. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral. 

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Liderança, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto. 

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público. 

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos. 

Bons estudos e até mais! 

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