Fontes de energia Seasonic terão sensores para evitar cabos derretidos

A Seasonic apresentou na Computex uma nova geração de fontes Prime. Esses modelos incluem sensores para evitar o superaquecimento e a queima de cabos. Isso vem em resposta a casos de cabos 12VHPWR e 12V-2×6 derretendo. Isso ocorre, principalmente, em placas potentes como as das séries RTX 4090 e 5090. Assim, a Seasonic pretende reduzir os riscos de falhas que podem danificar componentes caros.

O novo sistema inclui sensores, um microcontrolador e firmware embarcado nas fontes, que trabalham em conjunto para detectar variações de temperatura e corrente. Segundo a Seasonic, placas gráficas ainda causam cargas desbalanceadas. Isso gera calor nos fios e pode levar à fusão dos cabos. Dessa forma, a nova geração das fontes Prime quer resolver de vez esses problemas.

Leia também: ASRock na Computex: monitor 520Hz, 9060 XT e muito mais!

Foto: Reprodução/Toms Hardware

Além disso, a Seasonic desenvolve um dispositivo externo que permitirá monitorar em tempo real a energia que a fonte envia à GPU. O sistema emite alertas quando detectar sinais de sobreaquecimento ou variações perigosas na corrente elétrica. Isso porque os cabos, em alguns casos, atingem mais de 150 °C. Esse calor coloca em risco placas gráficas e outras peças do computador.

Seasonic aprimora proteção nas fontes Prime

A empresa também integrará um circuito dedicado aos conectores 12V-2×6, próximo ao bloco da fonte, que mede calor e corrente. Se os valores ultrapassarem os limites que a própria fonte definiu, ela desligará o sistema automaticamente como forma de proteção. Embora isso possa interromper processos críticos, como renderizações ou transferências de dados, pode evitar a perda de componentes mais caros.

Leia também: Cougar na Computex: novas cadeiras, mesas, gabinetes e fontes!

Foto: Reprodução/Toms Hardware

De acordo com especialistas, mesmo os conectores mais recentes ainda enfrentam instabilidade. Mas é importante destacar que a Seasonic admite que a tecnologia não elimina a causa. Ainda assim, acredita que a prevenção ainda protege contra os piores efeitos. A companhia pretende concluir o desenvolvimento das fontes até o fim de 2025 e iniciar as vendas no primeiro trimestre de 2026.

A Seasonic ainda não divulgou os preços, mas os novos sensores e o firmware adicional devem tornar os modelos Prime ainda mais sofisticados.

Fonte: Toms Hardware

Conteúdo Relacionado
Fotografia do ZET5 em branco

Design diferenciado

Zalman apresenta coolers inspirados em turbinas de avião na Computex 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.