GAC estreia no Brasil com SUV Anti-BYD e outros 4 modelos

A fabricante de automóveis chinesa GAC (Guangzhou Group Company) desembarcou oficialmente no Brasil. Já faz alguns meses que a marca está confirmada por aqui, mas agora ela está de fato funcionando e com cinco carros (quatro elétricos e um híbrido) disponíveis para venda a partir deste sábado (24).

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Por mais que a empresa seja uma desconhecida para nós brasileiros, a GAC é uma das maiores montadoras da China, com parcerias comerciais até mesmo com Toyota e Honda.

Natural de Guangzhou, como é de se esperar por seu nome, a fabricante já terá 33 concessionárias funcionando neste final de semana, além de outras 50 lojas espalhadas em shoppings por todo Brasil. Os modelos que estarão disponíveis são:


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  • GAC Aion ES – R$ 169.990
  • GAC Aion Y Premium – R$ 174.990
  • GAC Aion Y Elite – R$ 184.990
  • GAC GS4 Hybrid Premium – R$ 189.990
  • GAC GS4 Hybrid Elite – R$ 199.990
  • GAC Aion V – R$ 214.990
  • GAC Hyptec HT – R$ 299.990
  • GAC Hyptec HT Ultra – R$ 349.990

A expectativa da chinesa é se firmar no Brasil e vê com bons olhos um crescimento exponencial da marca e da economia brasileira nesse processo, como disse o próprio Chairman da GAC, Feng Xingya. 

Não à toa, já foi anunciado um investimento de US$ 1 bilhão no Brasil, com planejamento de fábrica, centro de pesquisa e até produção local de um motor híbrido flex. Incluso nesse projeto também está um centro de distribuição local, que já está em funcionamento desde fevereiro e fica estrategicamente localizado em Cajamar, São Paulo. 

Em sua estreia, a GAC também contará com programa de carros por assinatura, recompra garantida dos carros por até 90% do valor da FIPE, revenda de seminovos certificados e até parceria com empresas de blindagem automotiva. 

Como são os carros da GAC disponíveis no Brasil?

Com cinco modelos de uma só vez, a empresa chega por aqui mostrando sua força e ambição de abocanhar parte do mercado de carros eletrificados, que atualmente é dominado por suas compatriotas BYD e GWM. 

GAC GS4 Hybrid Premium e Elite – R$ 189.990/R$ 199.990

GAC GS4 visto de lado
Design exterior remete ao Mitsubishi Eclipse Cross (Imagem:Lucas Parente/Canaltech)

Este talvez seja o modelo mais interessante e atrativo para o mercado brasileiro da GAC disponível inicialmente no Brasil, principalmente por seu sistema híbrido e preço.

O GS4 é um SUV médio com ótimas dimensões, como 4,68 m de comprimento e um enorme entre-eixos de 2,75 m. Seus principais rivais por aqui serão BYD Song Plus, Corolla Cross e outros que atualmente mandam no segmento por aqui.

Sob o capô temos um motor 2.0 aspirado de 140 cv trabalhando em conjunto de outro elétrico de 182 cv. Quando combinados, geram 234 cv de potência. Uma bateria de 2,1 kWh é responsável por fornecer energia a esse sistema, que é recarregado apenas por regeneração ou pelo motor a combustão. 

De acordo com a GAC, o GS4 pode rodar até 705 km com esta configuração, com um consumo médio de 14,1 kWh.

GS4 visto de frente
Entre-eixos é maior que o do Toyota Corolla Cross (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

O modelo  também vem de série com uma vasta lista de equipamentos, com destaque para o acabamento interno em couro sintético, carregador por indução, saídas de ar para os bancos traseiros, tela central de 10,1”, cluster digital de 10,25”, e head up display. Há ainda um pacote ADAS 2.0 completo, teto solar panorâmico e um gigantesco porta-malas de 631 litros. 

Por incrível que pareça, nenhum dos 5 modelos está equipado com entradas de carregador USB-C, como normalmente vemos nos carros novos. Todas são do tipo USB-A.

GAC Aion V – R$ 214.990

Aion V visto de frente
Design foi inspirado no T-rex, segundo a GAC (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Posicionado um pouco acima do modelo anterior, o Aion V é um SUV elétrico de porte médio para grande. São 4,60 m de comprimento e um entre-eixos ligeiramente maior que o do GS4, com 2,78 m. 

Ele vem equipado com uma propulsão totalmente elétrica e conta com apenas um motor montado no eixo traseiro que gera 204 cv de potência e um torque de 24,5 kgfm. O 0 a 100 km/h é feito em 7,9 segundos, de acordo com a GAC. Já a bateria é generosa, com 75,3 kWH de capacidade, possibilitando uma autonomia de 389 km, segundo o Inmetro.

Cabine Aion V
Cabine é refinada e com estofados de boa qualidade (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

O interior por aqui é mais refinado, com mais equipamentos sofisticados e até mesmo uma geladeira/forno que alcança temperaturas extremas, indo de -15ºC a 50ºC. 

GAC Hyptec HT e HT Ultra – R$ 299.990/R$ 349.990

Hyptec HT visto de lado
Porta em formato de asa-de-gaivota é o grande destaque do carro (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Carro-chefe da marca, o Hyptec HT é outro SUV elétrico mas voltado para o segmento premium, como pode ser visto por seu preço, que parte dos R$ 299.990.

Seu porte já grande, quase 5 m de comprimento e um entre-eixos alongado, se aproximando dos 3 m. O porta-malas também é muito grande, com 670 litros de capacidade e um compartimento na dianteira de 55 litros — o famoso ‘frunk’.

Além de ser o maior, o SUV também possui o conjunto mecânico mais potente da linha, com 245 cv de potência de 31,5 kgfm de torque. A bateria, porém, é menor que a do Aion V, com “apenas” 72,7 KWh e autonomia de 363, segundo Inmetro.

Hyptec HT visto de frente
Conjunto óptico do carro é totalmente em led (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

O destaque aqui vai para as portas asa-de-gaivota, disponíveis apenas na versão Ultra mais cara. O sistema é semelhante ao do Tesla Model X, com acionamento elétrico por botão. Há também uma enorme central multimídia, quadro de instrumentos digital posicionado um pouco acima do painel e um ótimo acabamento interno.

GAC Aion ES – R$ 169.990

Aion ES visto de frente
Sedã é o modelo de entrada e conta com acabamento mais simples (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Mesmo sendo o modelo de entrada da marca no Brasil, o GAC Aion ES merece destaque ao lado do GS4 híbrido. O sedã chega com um preço muito competitivo em um segmento dominado pelo Toyota Corolla e dimensões interessantes: são 4,81 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.

Beliscar uma parte dessas vendas não é nada fácil — BYD King que o diga — mas o Aion ES chega com uma proposta diferente, principalmente, por conta de sua motorização elétrica. Ele vem montado com um motor de 136 cv e uma bateria de 55,2 kWh, podendo rodar até 314 km com uma única carga. 

Cabine Ayon ES
Há até velocímetro analógico no quadro de instrumentos (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

O design é mais simples em relação aos outros modelos da família, assim como o conjunto de equipamentos. Mas ainda entrega o suficiente. Há um pequeno cluster digital de 3,5”, uma central de infoentretenimento de 8”, sensores de estacionamento, 4 airbags e ar-condicionado de duas zonas. No entanto, é o único da linha sem conjunto ADAS de série.

GAC Aion Y Premium e Elite – R$ 174.990 e R$ 184.990

Aion Y visto de frente
Silhueta da carroceria parece a de uma minivan (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Por fim, o GAC Aion Y que chega disponível em duas variantes diferentes. O modelo é um SUV com “jeitão” de minivan, e combina um design futurista com um conjunto elétrico de 204 cv e 22,9 kgfm de torque. A bateria é de 63,2 kWh de capacidade, possibilitando o carro rodar 318 km no ciclo PBEV (Inmetro).

Cabine Ayon Y
No centro do painel há uma grande tela de infoentretenimento (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Mesmo sendo um modelo mais barato, o Aion Y não perdeu recursos importantes como ADAS, importante ele vem de série com ACC, frenagem automática de emergência, ajuste de permanência em faixa, etc. Há ainda central de 10,25”, quadro de instrumentos digital e um carregador por indução.

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