Sindicato rejeita CNU e pede concurso próprio do INSS

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) emitiu um comunicado se opondo ao CNU e solicitando um concurso específico para o INSS.

De acordo com o documento protocolado no dia 22 de maio, a federação argumenta que a realização do certame é uma reivindicação histórica da categoria, aprovada em todos os fóruns deliberativos da entidade.

No entanto, o ofício afirma que a proposta de adesão ao Concurso Nacional Unificado contraria princípios essenciais da Carreira do Seguro Social. Confira, abaixo, um trecho do ofício no qual o concurso é mencionado:

“A FENASPS lembrou que, conforme previsto no acordo de greve de 2024, foi alterado o art. 5º-B da Lei nº 10.855/2004, com redação dada pela Lei nº 13.846/2019, estabelecendo que ‘são atribuições específicas da Carreira do Seguro Social aquelas de exercício da competência finalística do INSS e em caráter exclusivo.’

Portanto, a contratação de novos servidores via CNU fere diretamente o caráter técnico, específico e exclusivo das atribuições da Carreira do Seguro Social, não apenas na análise e concessão de benefícios, mas também no atendimento ao público e no manuseio de dados sensíveis de milhões de cidadãos”, afirmou a categoria.

Além disso, a FENASPS ainda ressaltou que, conforme foi argumentado na audiência realizada em 16 de maio, a recuperação do INSS depende da valorização dos servidores do Seguro Social e da recomposição urgente do quadro.

O ofício foi encaminhado ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Gilberto Waller Júnior.

  • Confira o documento na íntegra!

Concurso INSS é confirmado no CNU 2025

Vale lembrar que o ofício do sindicato foi encaminhado após o INSS ter aceitado fazer parte da mais nova edição do Concurso Nacional Unificado, que será realizado a partir de julho deste ano.

O anúncio foi feito através do site do governo federal, confirmando um total de 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social.

O cargo exigirá formação de nível superior em diversas áreas, dentre elas Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outras que ainda não foram oficialmente reveladas.

Conforme mencionado, a previsão é de que o edital com a abertura das inscrições ocorra no mês de julho. Já as provas objetivas e discursivas serão aplicadas nos dias 5 de outubro e 7 de dezembro, respectivamente.

Para ficar por dentro de TODAS as informações sobre o concurso INSS, recém aderido ao CNU, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:

SAIBA TUDO SOBRE O CONCURSO INSS

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

ASSINE AGORA

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

  • Concursos Abertos
  • Concursos Federais
  • Concursos 2025
  • Concursos 2026

O post Sindicato rejeita CNU e pede concurso próprio do INSS apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.