Atrasos e lentidão: por que não se deve entregar o IRPF no último dia?

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física em 2025 acaba na próxima sexta-feira, 30 de maio, às 23h59 (horário de Brasília). Caso você ainda não tenha enviado os documentos, o ideal é fazer isso o quanto antes para evitar problemas em cima da hora.

  • IRPF 2025 | Prazo, isenção, consulta, restituição e declaração
  • Como emitir o DARF do Imposto de Renda de 2025

Os sistemas da Receita Federal, como o aplicativo de declaração e o Meu Imposto de Renda, podem ficar sobrecarregados no último dia do prazo, o que aumenta o risco de lentidão e outras instabilidades para declarar o tributo.

O Canaltech conversou com um especialista para explicar por que é importante preencher os formulários com antecedência:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Por que você não deve entregar o Imposto de Renda no último dia
  • Cronograma do IRPF
  • O que acontece ao perder o prazo da declaração?

Por que você não deve entregar o Imposto de Renda no último dia

Deixar para a última hora tem dois problemas principais: as possíveis instabilidades no sistema e a falta de tempo para corrigir erros ou adicionar informações ao documento. 

Lentidões no sistema

Os sistemas da Receita Federal já ficaram sobrecarregados no último dia de entrega nos anos anteriores, então esse é um risco comum ao postergar a declaração. Neste ano, a plataforma Meu Imposto de Renda já passou por instabilidades quando foi colocada no ar devido ao alto tráfego de pessoas, por exemplo.

“Historicamente, os maiores volumes são enviados nos últimos dias, o que poderá gerar uma sobrecarga no ambiente de infraestrutura, mesmo que este tenha sido devidamente preparado para uma grande volumetria“, explicou a diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, Ariadne Fonseca.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade do estado de São Paulo (Sescon-SP), Antonio Carlos Santos, levar até o limite do prazo é um “risco desnecessário” por conta dessa movimentação.

“A possibilidade de instabilidades no sistema da Receita Federal é real, já que o volume de acessos simultâneos costuma aumentar exponencialmente nas últimas horas do prazo”, comenta.

Sem tempo para correções

O prazo apertado também é um obstáculo para corrigir ou adicionar novos dados — o sistema pode alertar erros, mas o contribuinte precisa alterar todas as informações necessárias antes das 23h59 de 30 de maio. 

“Qualquer erro ou imprevisto pode comprometer o envio e gerar multa por atraso. A pressa também pode levar a equívocos no preenchimento, como a omissão de rendimentos ou a inclusão de despesas indevidas, o que aumenta as chances de o contribuinte cair na malha fina”, alerta Antonio Carlos Santos.

Prazo para declarar o IRPF acaba na próxima semana (Imagem: Divulgação/Ministério da Fazenda)

Cronograma do IRPF

O prazo para entrega da declaração acaba em 30 de maio, mas ainda existem datas importantes sobre o IRPF ao longo do ano. Quem tem direito à restituição pode consultar a situação do lote atual de pagamento desde o dia 23 de maio e receber o valor de acordo com o cronograma:

  • Primeiro lote: 30 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 29 de agosto;
  • Quinto lote: 30 de setembro.

O que acontece ao perder o prazo da declaração?

O contribuinte que não entrega no prazo está sujeito a uma multa a partir de R$ R$ 165,74 para quem não tem imposto a pagar, mas que pode aumentar de 1% a 20% da tributação devida ao Leão.

Uma alternativa para evitar prejuízos financeiros e multas é enviar a declaração no prazo e depois retificar os dados.

Leia também:

  • Quando cai a restituição do imposto de renda de 2025? Veja o calendário
  • O que acontece se não declarar o IRPF? Receita Federal explica
  • Por que não tenho direito à restituição e preciso pagar o IRPF 2025? Entenda

VÍDEO: por que o som dos fones Bluetooth fica ruim ao usar microfone? Problema no Windows?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.