Primeiro Attivi Express “super articulado” de 23 metros, com chassi BYD, chega à Goiânia (GO) para operar no corredor do BRT Leste-Oeste

499914268 9999575816744090 3709036221176887667 n

A Rápido Araguaia, operadora da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos de Goiânia (RMTC Goiânia), recebeu ontem, dia 24, a sua primeira unidade do ônibus elétrico articulado Attivi Express, produzido pela Marcopolo. O modelo que possui 23 metros de comprimento e está montado sobre o chassi elétrico BYD D11A 41.820 “Super Articulado”, desenvolvido especialmente para aplicações de alta capacidade.

O sistema de propulsão conta com quatro motores elétricos BYD 2912TZ-XY-A, sendo um para cada roda do segundo e terceiro eixo. Cada motor entrega o equivalente a 201 cv de potência máxima (150 kW) e 550 Nm de torque máximo, totalizando 804 cv combinados, capazes de tracionar o PBT (Peso Bruto Total) de 41 toneladas.

A energia é armazenada em baterias de tecnologia LiFePO4, com capacidade total de 516 kWh, o que garante uma autonomia aproximada de 250 quilômetros por carga. O processo de recarga leva de duas a três horas, utilizando corrente contínua (DC) de até 200 kW, no padrão europeu CCS2, com tensão de 320 volts e frequência de 60 Hz.

A carroceria do Attivi Express foi projetada exclusivamente para plataformas elétricas. O modelo é equipado com sistema de ar-condicionado inteligente, exclusivo para uso em veículos elétricos, câmeras de monitoramento, internet Wi-Fi a bordo, janelas coladas com vidros fumê, piso amadeirado e poltronas semiestofadas, garantindo mais conforto aos passageiros.

Além disso, o modelo conta com iluminação Full LED em todo o veículo, sensores e câmera de ré, acionamento eletrônico das portas, painel multiplex — que concentra informações operacionais e comandos — e uma poltrona do motorista idêntica às utilizadas nos modelos rodoviários, oferecendo mais ergonomia e conforto ao condutor.

O layout operacional conta com seis portas, sendo três no lado direito, para embarque ao nível da calçada, e três no lado esquerdo, destinadas ao embarque nas plataformas elevadas de 92 centímetros, padrão adotado nos corredores exclusivos da RMTC.

Pensando na acessibilidade, o ônibus oferece dois sistemas: no lado direito, uma plataforma elevatória embutida tipo escada, localizada na porta central; no lado esquerdo, uma plataforma escamoteável, que elimina o vão entre o veículo e a plataforma da estação.

A unidade está configurada para transportar até 154 passageiros, sendo 66 sentados e 88 em pé. A configuração interna distribui as poltronas em 26 assentos no primeiro módulo (vagão dianteiro) e 40 no módulo traseiro, além de espaço dedicado para cadeira de rodas no primeiro módulo, que também pode ser utilizado por passageiros com deficiência visual acompanhados de cão-guia, devido a presença de um assento retrátil.

O veículo possui apenas o posto do motorista, não havendo posto de cobrador, alinhando-se às operações de bilhetagem eletrônica.

O Attivi ainda está equipado com iluminação Full LED, câmera e sensor de ré, acionamento eletrônico das portas, câmbio automático, painel multiplex e poltrona do motorista identica aos usados nos modelos rodoviários.

Com esta entrega, a Rápido Araguaia e a RMTC Goiânia dão mais um passo decisivo rumo a uma operação mais limpa, silenciosa e sustentável, alinhada às tendências mundiais de mobilidade urbana de baixo carbono.

Imagens: Carlos Júnior

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post Primeiro Attivi Express “super articulado” de 23 metros, com chassi BYD, chega à Goiânia (GO) para operar no corredor do BRT Leste-Oeste apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.