SpaceX | Após explosão, FAA adota novas medidas de segurança com o Starship

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), agência reguladora de voos por lá, vem adotando novas medidas de segurança para o próximo teste do Starship, foguete da SpaceX. A empresa deve realizar o 9º teste de voo do veículo nesta terça-feira (27). 

  • SpaceX finalmente explica última explosão do foguete Starship em 8º teste de voo
  • Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk

O Starship é composto pelo propulsor Super Heavy e pelo Starship, a espaçonave propriamente dita. Nesta missão, a empresa vai tentar reutilizar pela primeira vez o booster — no caso, o veículo já havia sido usado no 7º teste de voo. 

Por isso, a FAA expandiu a Área de Risco a Aeronaves (“AHA”, na sigla em inglês) como uma medida extra de precaução. Para o 8º teste de voo, a AHA era de aproximadamente 1.600 km; agora, será de 2.900 km, abrangendo partes do Texas, Flórida, Bahamas, ilhas Turcas e Caicos. 

Além disso, a agência solicitou também que a janela de voo do lançamento fosse programada para períodos fora do horário de pico do trânsito para reduzir os impactos aos usuários norte-americanos e estrangeiros no espaço aéreo. 

Segundo a SpaceX, pode acontecer entre 20h30 e 21h no horário de Brasília. Se houver alguma necessidade de mudança por condições meteorológicas desfavoráveis ou outros fatores, a empresa pode tentar novamente nos dias 28 e 29 de maio. Para assistir, basta acessar a live da SpaceX por volta das 20h em seu site ou no X, antigo Twitter. 

Leia também:

Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios

Vídeo incrível mostra como foi pouso do foguete Starship, da SpaceX

Vídeo: O que é Starlink

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.