CIA usou sites de games, cultura e esportes para se comunicar com agentes

Quem entrava no site Haven of Gamerz em 2010 se deparava com uma página simples que prometia dicas, reviews e trailers de novos jogos. Apesar de entregar justamente isso, a página na verdade tinha como objetivo permitir que agentes da CIA se comunicassem e recebessem instruções.

Quem afirma isso é o pesquisador de segurança Ciro Santilli, que investigou uma vasta rede formada por centenas de sites criados pela agência de inteligência. Além de games, eles abordavam temas como Stars Wars, esportes, música e outros elementos da cultura pop em geral.

Os sites da CIA ficaram ativos entre 2010 e 2012, sendo encerrados no momento em que foram descobertos. Os responsáveis por isso foram agentes de inteligência iranianos, que perceberam os padrões usados pela agência. Como consequência, dezenas deles que atuavam na China e em outros países acabaram sendo mortos.

CIA usava sites para se comunicar com agentes de todo o mundo

Segundo Santilli, a CIA usava sua rede de sites para se comunicar com agentes que operavam na Alemanha, França, Espanha, Oriente Médio e até mesmo no Brasil. Ele afirma que descobriu centenas de domínios pertencentes à agência da inteligência, mas diversos outros podem ter existidos.

A rede foi identificada no Irã e desmantelada por trazer alguns marcadores em comum que a tornavam vulnerável. Entre eles estavam termos específicos de buscas que levavam aos sites, bem como o fato de que todos foram configurados usando endereços de IP sequenciais.

CIA usou sites de games, cultura pop e esportes para se comunicar com agentes
Foto: Reprodução/404 Media

Veja mais

  • CIA criou softwares para espionagem com roteadores, aponta WikiLeaks
  • Simulador de hacking mistura Uplink com desafios de quebra-cabeça
  • Windows 11 vai ganhar criptografia pós-quântica em novo update

Dessa forma, assim que um site era descoberto, se tornava muito fácil descobrir os demais. Ao site 404 Media, o pesquisador Zach Edwards afirmou que tudo indica que as descobertas de Santili são verdadeiras. Ele também explica que a rede só foi descoberta e destruída por culpa de erros cometidos por desenvolvedores.

A maneira mais simples de dizer isso — sim, a CIA certamente tinha um fansite de Star Wars com um sistema de comunicação incorporado secretamente. E, embora eu não possa explicar tudo incluído na pesquisa de Santili, suas descobertas parecem muito sólidas

Zach Edwards, pesquisador de segurança

Muitas das páginas mantidas pela CIA na época ainda podem ser conferidas de forma parcial usando ferramentas como o Wayback Machine. Segundo Santili, além de empregados diretos da agência, os canais de comunicação também eram usados por informantes e colaboradores — e muitos deles foram mortos e presos como consequência da descoberta do sistema.

Fontes: PC Gamer, 404 Media

Conteúdo Relacionado
O Steam foi invadido? Valve nega problemas em seu banco de dados

Vazamento pouco danoso

O Steam foi invadido? Valve nega problemas em seu banco de dados

Adicionar aos favoritos o Link permanente.