“Compre um novo PC com Windows 11”, sugerem anúncios em tela cheia no Windows 10

Usuários do Windows 10 estão começando a ver anúncios em tela cheia que sugerem a compra de um novo PC com Windows 11. Aparentemente, a Microsoft tenta exibir propagandas personalizadas com o tipo de uso mais comum da pessoa no computador, então as telas são variadas.

Anúncio sugere se planejar para comprar um PC com Windows 11.
Fonte: Microsoft

Apesar da variedade, a empresa ressalta em todos eles o fim do suporte ao Windows 10 em outubro. No caso do exemplo acima, o anúncio diz para a pessoa “se planejar” para a migração, destacando que é possível usar o Windows Backup para não perder arquivos importantes em um “novo PC Windows 11”.

Em outro exemplo, mostrado abaixo, a Microsoft aproveita para promover os Copilot+ PCs. A empresa diz no anúncio que é possível fazer mais com Windows 11, e que os Copilot+ PCs são os computadores Windows “mais rápidos e mais inteligentes já feitos”. A janela traz apenas botões de “saiba mais” e “me lembre mais tarde”, não oferecendo uma opção para não aparecer mais.

Anúncio em tela cheia no Windows 10 ressalta Copilot+ PCs.
Fonte: Microsoft

Também aparece um anúncio voltado para quem gosta de jogar no PC. Um dos redatores do Ars Technica recebeu um desses, que diz que o Windows 11 tem tecnologias que permite rodar os jogos melhor. Neste caso, o texto alega ainda que a nova versão do sistema operacional tem a melhor taxa de satisfação entre usuários na história do Windows.

Propaganda em tela cheia no Windows 10 foca em jogos no Windows 11.
Fonte: Microsoft

Anúncios parecem voltados para PCs incompatíveis com o Windows 11

Nenhuma das novas propagandas em tela cheia no Windows 10 mencionam a possibilidade de simplesmente fazer um upgrade para o Windows 11. Assim, é de se imaginar que a Microsoft planejou esses anúncios para sistemas incompatíveis com a nova versão.

Porém, este não é o caso do redator do Ars Technica. Seu PC supostamente pode fazer o upgrade e o anúncio sugerindo comprar um computador inteiramente novo apareceu mesmo assim.

Mais sobre o Windows 11:

  • Bug em update do Windows 11 23H2 mostra alerta errado de fim do suporte
  • Flyby11 é um novo app estilo Rufus para instalar Windows 11 24H2 em PCs sem TPM 2.0
  • Microsoft incentiva usuários a comprarem PC novo com Windows 11

Como o final do suporte ao Windows 10 é um argumento importante nesses anúncios, é interessante lembrar que é possível estender um pouco o período. Pela primeira vez, a Microsoft vai oferecer seus updates estendidos (ESU) para usuários domésticos também, por pelo menos mais um mês. Instituições e empresas poderão usar o ESU para estender o suporte por anos ainda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.