RTX 5050 para notebooks deve coexistir com a RTX 4050 como opção mais cara [RUMOR]

A RTX 5050 para notebooks não deve simplesmente substituir a RTX 4050 em seu segmento de preço, mas sim coexistir com a GPU já lançada como uma opção mais poderosa e, por isso, mais cara. A informação não vem oficialmente da NVIDIA ou de um “vazador”, como de costume, mas sim de um executivo da Lenovo.

O gerente de produtos da Lenovo compartilhou sua reflexão na rede social chinesa Weibo. A postagem agora circula na internet em sua versão traduzida por máquina. Mesmo não sendo uma tradução perfeita, as informações e o raciocínio trazido pelo executivo são simples de entender.

Captura de post de executivo da Lenovo na Weibo, falando da RTX 5050
Fonte: NVIDIA

“Notebooks RTX 4050 serão os únicos da série 40 que a NVIDIA vai continuar a oferecer depois do lançamento da placa de vídeo da série 50”, diz o post. “(…) a coexistência da 4050 e da 5050 significa que elas muito provavelmente não terão o mesmo preço, com a mais recente sendo incrementada.”

NVIDIA Blackwell TSMC

O gerente de produtos da Lenovo fala com convicção que a RTX 4050 vai ser a única GeForce para notebooks atual a ser mantida depois do lançamento da nova série baseada em Blackwell. Assim, em vez da RTX 5050 ser a opção de entrada, é a GPU anterior que se tornará o hardware mais acessível na nova geração.

RTX 5050 deve vir com 8GB de memória GDDR7

Segundo vazamentos sobre as placas de vídeo NVIDIA da nova geração voltadas para notebooks, a RTX 5050 parece de fato trazer um incremento interessante em relação à RTX 4050.

Segundo o Tom’s Hardware, a RTX 5050 aparece com ID GN22-X2 e emprega uma GPU GB207. Além disso, o componente incorpora 8GB de memória GDDR7 – ou seja, 2GB a mais e uma geração mais nova do que os 6GB GDDR6 disponíveis na RTX 4050 mobile.

Mais sobre as placas RTX 50 Blackwell:

  • RTX 50 “dominará o mercado em dezembro”, diz empresa de componentes para GPU
  • Dona da Zotac sai da China para evitar sanções antes da chegada das RTX 50
  • Linha de produção de GPUs NVIDIA já está focada nas RTX 50

A maioria dos rumores especula que a NVIDIA vai revelar sua nova série RTX 50 de placas de vídeo na CES 2025, mas alguns vazamentos recentes apontam que podemos ver os primeiros modelos para desktop ainda neste ano. Até o momento não se fala de uma RTX 5050 fora dos notebooks.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.