Haddad faz pronunciamento hoje às 20h30 sobre corte de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão às 20h30 desta quarta-feira (27) para detalhar o pacote de medidas de corte de gastos do governo federal. O anúncio será precedido por uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), às 17h30, onde as medidas serão apresentadas em detalhes.

De acordo com o jornal O Globo, a decisão de realizar o pronunciamento em rede nacional busca reduzir o impacto político das alterações no reajuste do salário mínimo. Uma das propostas em discussão prevê a limitação do aumento real do salário mínimo, que ficaria restrito a um ganho de no máximo 2,5% e no mínimo 0,6%, acompanhando o intervalo de crescimento das despesas estabelecido pelo novo arcabouço fiscal.

Haddad faz pronunciamento hoje às 20h30 sobre corte de gastos
Foto: Divulgação Ministério da Fazenda

Expectativa: corte de gastos em R$ 40 bilhões

Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, destacou a iminência do anúncio de um novo pacote fiscal pelo governo, previsto para sair amanhã. Em nota, ele frisou a necessidade de medidas que enfrentem dois desafios estruturais: o cumprimento da meta fiscal do próximo ano e a viabilidade do Novo Arcabouço Fiscal.

“As nossas apurações indicam que o pacote fiscal deve ser divulgado amanhã. Será preciso que as medidas ataquem dois problemas centrais: a dificuldade de se cumprir a meta fiscal do ano que vem, mesmo com banda, nas condições atuais do PLOA; e a não sustentabilidade do Novo Arcabouço Fiscal, dado o ritmo de crescimento das despesas obrigatórias”, explicou Salto.

De acordo com ele, a meta fiscal para 2025 exigirá um ajuste substancial. “Nossa avaliação é de que o pacote precisa conter um ajuste de pelo menos R$ 40 bilhões para 2025. Essa é a cifra aproximada necessária para cumprimento da meta fiscal do ano que vem”, afirmou o economista.

Desafios do novo arcabouço fiscal

O economista ressaltou que o crescimento das despesas obrigatórias coloca em xeque a sustentabilidade do Novo Arcabouço Fiscal. Dessa forma, para Salto, é imprescindível que o pacote fiscal contemple medidas estruturais para evitar desequilíbrios futuros.

“A dificuldade em alinhar o crescimento das receitas com o ritmo das despesas obrigatórias compromete a viabilidade do arcabouço. Um ajuste robusto e bem estruturado é indispensável”, avaliou.

Cenário fiscal e PLOA 2025

Em suma, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025 já sinalizava dificuldades no cumprimento da meta fiscal, mesmo considerando a possibilidade de uma banda de ajuste. Salto reiterou que o pacote fiscal é uma resposta necessária para corrigir esse cenário.

“O ajuste proposto precisa trazer credibilidade e equilíbrio ao orçamento público. Sem ele, a meta fiscal continuará inalcançável”, finaliza Salto.

O post Haddad faz pronunciamento hoje às 20h30 sobre corte de gastos apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.