Nova teoria indica quando e como a roda foi inventada pela primeira vez

Uma das invenções únicas mais importantes na história da humanidade é, inquestionavelmente, a roda. Apesar de seu impacto no mundo, não se sabe exatamente quando ela surgiu, embora estimativas apontem em torno de 6.000 anos atrás.

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Um novo estudo, publicado na revista científica Royal Society Open Science, pode ter desvendado o surgimento da tecnologia pela primeira vez — isto é, no leste europeu, já que algumas análises apontam que a invenção possa ter surgido simultaneamente em diversas partes do mundo antigo, mesmo sem contato direto.

A roda e sua necessidade

Evidências de rodas e veículos as usando começam a aparecer bastante na Idade do Cobre, entre 5000 e 3000 a.C., por toda a Europa, Ásia e Norte da África. Sua adoção rápida, embora interessante, dificulta saber onde apareceu pela primeira vez. Há, basicamente, três teorias quanto a isso.


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A Roda dos Pântanos de Liubliana, encontrada na Eslovênia, é a mais antiga roda de madeira já achada, com mais de 5.000 anos — mas a invenção é anterior a ela (Imagem: Petar Milošević/CC-BY-S.A-4.0)
A Roda dos Pântanos de Liubliana, encontrada na Eslovênia, é a mais antiga roda de madeira já achada, com mais de 5.000 anos — mas a invenção é anterior a ela (Imagem: Petar Milošević/CC-BY-S.A-4.0)

Uma hipótese aponta para a Mesopotâmia babilônica, cerca de 4000 a.C., espalhando a roda pela Europa em seguida. Outra coloca o surgimento na costa Pôntica, norte da Turquia, cerca de 3800 a.C. A última e mais popular teoria diz respeito à Cordilheira dos Cárpatos, no leste europeu, entre 4000 e 3500 a.C.

É em relação à terceira teoria que descobertas foram feitas: aparentemente, mineradores de cobre do leste europeu foram os desenvolvedores da tecnologia da roda. O motivador teria sido a necessidade de viajar cada vez mais fundo nas minas, já que o cobre estava começando a ficar escasso e difícil de encontrar. Era preciso, então, trazer o material das profundezas em grandes recipientes.

Os cientistas responsáveis pelo estudo foram Kai James e Richard Bulliet (historiador este responsável pela terceira teoria, de 2016), que usaram sua expertise em engenharia aeroespacial para modelar a evolução da roda nos carrinhos de transporte das minas cárpatas. Segundo eles, três inovações teriam sido necessárias para chegar à roda “final”.

A análise dos cientistas indica evoluções do sistema de rolos até chegar na roda como a conhecemos, tendo acontecido no leste europeu (Imagem: Alacoque et al./Royal Society Open Science)
A análise dos cientistas indica evoluções do sistema de rolos até chegar na roda como a conhecemos, tendo acontecido no leste europeu (Imagem: Alacoque et al./Royal Society Open Science)

Como precisavam mover grandes recipientes, os humanos antigos usavam rolos cilíndricos por baixo do item transportado, recolocando os rolos da parte de trás para a frente quando necessário. A primeira inovação, então, foram sulcos para encaixe dos rolos no recipiente, eliminando a necessidade de reposicionar os rolos e permitindo aumentar a largura do recipiente.

Em seguida, os rolos evoluíram para carretéis, com as extremidades mais largas do que o meio (já com a aparência de rodas), gerando um eixo fixo, a diminuição da quantidade de rolos e a habilidade de navegar e evitar obstáculos como pedras com maior eficiência. Por fim chegou a tecnologia das rodas, se movendo independentes do eixo, cerca de 500 anos depois dos “carretéis”.

A análise dos cientistas, que teve ajuda de modelos computacionais, mostrou que o ambiente onde a roda teria sido criada pela primeira vez foi propício para a invenção — seus desenvolvedores foram incentivados a buscarem soluções para o transporte em um caminho estreito e fechado, revolucionando a humanidade na Era do Bronze.

A roda, no entanto, continuou sendo aperfeiçoada: mesmo em 1869, há pouco tempo, relativamente, foram criados os rolamentos, que avançaram muito a indústria automobilística no século XX e além.

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