TikTok bloqueia filtros de beleza para menores de 18 anos por saúde mental

O TikTok anunciou que vai restringir o acesso a filtros de beleza para menores de 18 anos na rede social. O motivo é zelar pela saúde mental de adolescentes e crianças, já que os efeitos visuais podem impactar na autoestima e na percepção dos indivíduos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Influenciadora é presa após mostrar produtos roubados no TikTok; entenda o caso
  • Instagram segue WhatsApp e permite compartilhar a localização nas DMs

A mudança tem efeito global e vai ser liberada no app durante as próximas semanas. A plataforma também vai trazer mais contexto sobre o filtro usado e como ele pode afetar a aparência da pessoa — em nota, a empresa destacou uma pesquisa que revela uma preocupação de pais e adolescentes sobre tais efeitos, principalmente quando a pessoa que assiste ao vídeo não sabe que houve uma mudança visual.

A restrição mira os efeitos visuais projetados para mudar a aparência física de uma pessoa, como os “filtros de beleza” que incluem maquiagem, afinam o rosto e mudam a cor dos olhos. Filtros criados para serem divertidos, como uma orelha de animal ou algo exageradamente cômico, ainda poderão ser usados.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Atenção com menores de 13 anos

O TikTok também destacou uma nova medida para remover as contas de pessoas com menos de 13 anos (idade mínima para usar a rede social) — segundo a empresa, seis milhões de contas são removidas por mês por não atenderem o requisito. Para facilitar a moderação, a empresa começou a testar uma nova tecnologia de aprendizado de máquina para identificar e suspender contas do tipo.

Leia também:

  • Effect House | Como criar efeitos no TikTok
  • Como fazer vídeos no TikTok | Guia Prático
  • TikTok não poderá exibir feed sem cadastro, determina ANPD

VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.